| 25/08/2009 15h07min
A maior e mais popular prova de uma única raça, o Freio de Ouro, terá sua grande final durante a Expointer 2009. Depois de acompanhar as classificatórias, chegou a vez de conhecer os vencedores.
A partir desta quinta, dia 27, 48 fêmeas e 48 machos iniciarão a disputa do Freio de Ouro, Freio de Prata e Freio de Bronze 2009. E no domingo, dia 30, o Canal Rural transmite ao vivo a finalíssima da competição.
Serão mais de cinco horas de transmissão, que começa às 12h com uma programação especial, direto do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). A equipe, que envolve mais de 50 profissionais, levará para a casa do telespectador todas as emoções da final, começando pela prova de mangueira até a premiação, após a paleteada.
A narração será de Alexandre Crespo e os comentários de Alexandre Suñe. Os repórteres do Canal Rural estarão entre o público, técnicos e competidores trazendo as manifestações e opiniões sobre a atuação dos concorrentes. Além disso, quinze câmeras vão colocar em foco cada detalhe da competição: o desempenho dos animais, a reação do público, as notas dos jurados e a emoção dos vencedores estarão nesta transmissão.
A interatividade é outra marca deste evento. Telespectadores e internautas poderão enviar perguntas e comentários através de mensagens SMS.
Haverá também a oportunidade de conhecer o Ginete do Ano e o Domador do Ano. Esta é a 28º edição da competição, que deverá reunir em torno das pistas de prova cerca de 15 mil pessoas.
O Freio de Ouro 2009 terá uma premiação adicional oferecida pela Cabanha Maufer, que entregará dois carros zero quilômetro e mais o equivalente a US$ 8 mil aos ginetes e proprietários dos cavalos que obtiverem a melhor colocação entre aqueles identificados com o afixo Maufer (adquiridos nos remates com o seu devido regulamento, exceto os animais apresentados pela própria cabanha).
Os 96 concorrentes chegam a grande final depois de passaram por 39 Credenciadoras realizadas no Brasil, Uruguai e Argentina com a participação de 855 animais mais 11 credenciadoras de inéditos, no Brasil, com 366 animais presentes. Depois das credenciadoras foram selecionados em 12 classificatórias (Brasil, Uruguai e Argentina) com 457 concorrentes presentes. Nas classificatórias os concorrentes representaram o volume de 245 expositores.
Jurados
Os dois trios de jurados que selecionarão as 48 fêmeas e 48 machos concorrentes da grande final já estão definidos. As fêmeas serão julgadas por Mário Móglia Suñé, Francisco Kessler Fleck e
Rouget Gigena Wrege. O jurado reserva será
Rodrigo Albuquerque Py. Já o julgamento dos machos será responsabilidade de Eduardo Móglia Suñé, José Francisco Moura e Christina Canto Freitas. A reserva fica com Felipe Malfato Fleitas.