| 18/08/2009 09h30min
A procura das empresas por crédito voltou ao nível registrado antes da crise internacional. É o que mostra um levantamento da Serasa Experian. Na comparação entre os meses de junho e julho, o crescimento na demanda por crédito superou os 5%.
De acordo com a Serasa, foi a quinta elevação mensal do indicador de demanda por crédito. Na avaliação da consultoria, essa procura por parte das empresas mantém a recuperação e, pela primeira vez, superou o nível de outubro do ano passado.
Na comparação com julho do ano passado, a queda foi de 2,7%. No acumulado dos primeiros sete meses deste ano, a redução é de 6,1% em relação ao período no ano passado.
Apesar da recuperação da demanda na comparação mês a mês, a oferta de crédito não tem crescido no mesmo ritmo. De acordo com o Banco Central, as concessões de crédito em junho, último dado disponível, ainda estão 10% abaixo do que estavam em outubro de 2008.
Desde dezembro passado, a queda acumulada na oferta é de 14,2%, enquanto a demanda subiu 26%. Segundo a Serasa, um dos principais problemas enfrentados pelas empresas é o chamado spread bancário, a diferença entre o custo pago pelo banco para captar recursos e o juro que ele cobra dos clientes.
Com a maior demanda, a tendência é de que o spread não caia. Apesar disso, a consultoria espera que as empresas aumentem a procura pelos empréstimos nos próximos meses.
CANAL RURAL