» visite o site do RuralBR

 | 17/08/2009 17h03min

Presidentes do Brasil e México discutem comércio entre os países

Acordos de cooperação técnica e científicas motivaram encontro dos governantes

Atualizada às 20h20min Viviane Cardoso|Brasília (DF)

No último dia de visita ao Brasil, o presidente mexicano, Felipe Calderón, esteve em Brasília para fechar acordos de cooperação técnica e científica. O comércio entre os dois países foi o principal assunto.

Após passar o fim de semana com empresários no Rio de Janeiro e em São Paulo, o presidente do México foi recebido pelo presidente Lula. Durante a assinatura de atos, Felipe Calderón reconheceu que a crise econômica fez o México despertar para a necessidade de ampliar o comércio no continente. Até 2008, o principal parceiro era a América do Norte.

US$ 7,4 bilhões, esse foi o valor total dos negócios entre Brasil e México no ano passado. Um número considerado tímido para os dois maiores países da América Latina.
 
 – Nós poderíamos aumentar primeiro a discussão com os nossos empresários (mexicanos e brasileiros). Segundo, fazer com que haja uma intensificação na relação dos nossos ministros, na área de Ciência e Tecnologia, Indústria e Comércio e Minas e Energia, para que a gente possa descobrir todas as oportunidades que o México oferece de investimento brasileiro e o México descobrir todas as possibilidades de investimento no Brasil, para que a gente construa uma nova era na relação Brasil e México – sugeriu o presidente Lula.

Para intensificar o comércio bilateral, foram firmados diversos acordos, entre eles de cooperação científica. O México também está interessado na experiência agropecuária brasileira.

– O México precisa de um processo de modernização. Precisa adquirir, trabalhar na cooperação tecnológica, tanto na área de biotecnologia quanto na de máquinas e equipamentos e biocombustíveis. Então a gente espera com esse acordo, levar cada vez mais os produtos brasileiros e cooperar na área de ciência e tecnologia com o México – comenta o presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) no Brasil, Alessandro Teixeira.

CANAL RURAL

© 2011-2012 RuralBR.com.br

Todos os direitos reservados

Grupo RBS