» visite o site do RuralBR

 | 22/07/2009 14h53min

Frente fria causa chuvas em boa parte de São Paulo e extremo sul de Minas Gerais

Temperatura despenca e a máxima não passa dos 20°C no leste, sul e oeste de SP

QUINTA-FEIRA, DIA 23

Região Sul
Nesta quinta-feira, a frente fria traz chuvas ao norte de Santa Catarina e ao leste e norte do Paraná. Ainda há previsão de temporais no nordeste do Paraná. As rajadas alcançam 70 km/h no norte do Estado durante a madrugada, mas perdem força lentamente ao longo de todo o dia. No Rio Grande do Sul, de sul a leste do Estado, as rajadas alcançam 70 km/h durante todo o dia por conta da presença do ciclone extratropical. No Rio Grande do Sul e na maior parte de Santa Catarina e do Paraná retorna uma condição de tempo seco. A entrada da mais intensa onda de frio dos últimos dois anos faz com que o dia amanheça com geadas amplas e mínimas entre 0°c e 2°c no interior do Rio Grande do Sul e Serra Geral (o ápice do frio será registrado entre sexta-feira e sábado).

Região Sudeste
O tempo muda em boa parte de São Paulo e extremo sul de Minas Gerais. Até o fim do dia, uma frente fria avança, trazendo chuvas e trovoadas. As rajadas chegam a 70 km/h no centro e oeste do Estado de São Paulo. A temperatura despenca e a máxima não passa dos 20°C no leste, sul e oeste de São Paulo. No Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais e no norte de São Paulo, o tempo permanece seco, ensolarado e bastante quente, com valores superiores a 30°C.

Região Centro-Oeste
A frente fria avança, com chuvas generalizadas para boa parte de Mato Grosso do Sul e oeste de Mato Grosso. Nos extremos sul e norte de Mato Grosso do Sul, centro e leste de Mato Grosso, em Goiás e no Distrito Federal, o tempo permanece seco, com nebulosidade. A temperatura despenca e a mínima varia entre 11°C e 13°C no sul e sudoeste de Mato Grosso do Sul. A máxima não passa dos 20°C no oeste, centro e sul de Mato Grosso do Sul. Por outro lado, faz muito calor em Mato Grosso e a máxima passa dos 35°C no leste e norte do Estado.

Região Nordeste
Persistem as chuvas generalizadas sobre o litoral norte da Bahia, litoral de Sergipe, leste de Alagoas, de Pernambuco, da Paraíba e do Rio Grande do Norte, norte do Ceará, centro e oeste do Piauí e o centro e oeste do Maranhão. Na maior parte do interior do Nordeste, o tempo permanece seco, com sol entre nuvens. A máxima passa dos 32°C entre o centro da Bahia, oeste de Pernambuco Piauí e leste Maranhão, mas não alcança os 26°C entre o leste do Rio Grande do Norte e de Alagoas.

Região Norte
A frente fria chega, trazendo chuvas generalizadas aos Estados de Rondônia e do Acre, com acumulado de até 30 mm em 24 horas. Também chove de forma mais isolada no oeste do Amazonas, Roraima, centro e norte do Pará, extremo norte de Tocantins e centro e leste do Amapá. Por conta do aumento da quantidade de nuvens, a temperatura entra em declínio, especialmente no leste de Rondônia, não passando dos 22°C em algumas localidades. Nos demais Estados, o calor prossegue.

Veja como fica o tempo nos próximos dias

Região Sul
Na sexta-feira, a frente fria praticamente se afasta da região na sexta-feira. Esperam-se apenas chuvas muito fracas e isoladas no norte e leste do Paraná. Na maior parte da região, o tempo permanece seco e ensolarado. Faz muito frio e a sexta-feira amanhecerá com geadas amplas desde o centro do Paraná até o sul e oeste do Rio Grande do Sul. Esperam-se mínimas negativas, entre -3°c e -1°c no sul do Paraná e boa parte do interior de Santa Catarina e do Rio Grande Do Sul. Não há previsão de geadas nas áreas produtoras de café e cana-de-açúcar do norte do Paraná. No sábado, o sistema retrocede e as chuvas fracas retornam para o centro, leste e norte do Paraná. O frio da madrugada aumenta ainda mais e esperam-se mínimas inferiores a -4°c na Serra Geral. No domingo, as chuvas continuam retrocedendo e ganham força, no litoral do Paraná.

Região Sudeste
Na sexta-feira, a frente fria avança lentamente pelo Sudeste, com chuvas generalizadas para todo o Estado de São Paulo, Rio de Janeiro, centro e sul do Espírito Santo e sul de Minas Gerais. Apenas no norte do Espírito Santo e no centro e norte de Minas Gerais, o tempo permanece seco e com aumento da quantidade de nuvens. O frio aumenta, com mínima entre 9°C e 10°C no sul de São Paulo e máxima inferior a 20°C em todo o Estado de São Paulo, sul do Rio de Janeiro e sul e oeste de Minas Gerais. No sábado, a frente fria provoca chuvas no centro e sul do Espírito Santo, Rio de Janeiro, leste e sul de Minas Gerais e no leste, centro, sul e oeste de São Paulo. A temperatura continua caindo e varia entre 6°C e 8°C no sul do Estado de São Paulo. A máxima não chega a 20°C em boa parte de São Paulo, Rio de Janeiro e no sul e parte do leste de Minas Gerais.

Região Centro-Oeste
Na sexta-feira, a frente fria causa chuvas generalizadas no centro e norte de Mato Grosso do Sul, sul de Goiás e no sul e oeste de Mato Grosso. O tempo permanece seco em boa parte de Mato Grosso e de Goiás, no Distrito Federal e no sudoeste e sul de Mato Grosso do Sul. O frio avança rapidamente e a mínima varia entre 11°C e 13°C no sudoeste de Mato Grosso e entre 3°C e 5°C no sul de Mato Grosso do Sul. A máxima não chega a 10°C no centro e oeste de Mato Grosso do Sul, gerando uma das tardes mais frias dos últimos dois anos. No sábado, ainda há previsão de chuvas fracas a partir do final do dia no norte e sudeste de Mato Grosso do Sul. O frio aumenta e esperam-se mínimas entre 0°C e 2°C, com formação de geadas amplas no sul de Mato Grosso do Sul.

Região Nordeste
As chuvas ficam mais isoladas nesta sexta-feira e atingem o litoral leste do Nordeste, desde a Grande Salvador até a Paraíba, além do sudoeste do Piauí e do centro e sudeste do Maranhão. Na maior parte do Nordeste, o tempo permanece seco, com sol entre nuvens. A máxima passa dos 32°C No centro da Bahia, oeste de Pernambuco, Piauí, oeste do Rio Grande do Norte, Ceará e norte do Maranhão, mas não alcança os 26°C no centro e sul do Maranhão e entre o leste da Paraíba e costa norte da Bahia. 

Região Norte
Na sexta-feira, a frente fria traz chuvas fortes e generalizadas à Rondônia, Acre e Amazonas, com acumulado de até 60 mm em 24 horas no sudoeste de Rondônia. Também chove de forma mais isolada em Roraima e no centro e sul do Pará. O frio chega à região norte, fenômeno conhecido por friagem. A mínima alcança os 11°C e a máxima não passa dos 13°C no sul de Rondônia, uma das ondas de frio mais intensas dos dois últimos anos na região. No sábado, a chuva enfraquece e a amplitude térmica aumenta. Esperam-se mínimas entre 11°C e 13°C no centro e sul de Rondônia e sudeste do Acre. A máxima chega a 19°C no sudeste do Acre e a 23°C no sudoeste de Rondônia. A partir do domingo, já não existirá influência da frente fria. As temperaturas entram em elevação na Região Norte.

CENTRAL DE METEOROLOGIA

© 2011-2012 RuralBR.com.br

Todos os direitos reservados

Grupo RBS