| 16/07/2009 15h03min
SEXTA-FEIRA, DIA 17
Região Sul
Na sexta-feira, a frente fria avança lentamente pela Região Sul e perde força em relação à quinta-feira. Esperam-se chuvas no leste e norte de Santa Catarina e em boa parte do Paraná. O acumulado será baixo, oscilando entre 10 mm e 20mm. Já na maior parte de Santa Catarina e em todo o Rio Grande do Sul, a previsão é de tempo seco. Uma massa de ar polar avança pelo centro e oeste do Rio Grande do Sul, provocando mínimas entre 3°C e 5°C e formação de geadas isoladas. A temperatura máxima não passa dos 20°C na maior parte da Região Sul. Apenas no noroeste do Paraná, a máxima passa dos 26°C.
Região Sudeste
Na sexta-feira, os ventos úmidos que sopram do mar ainda provocam chuvas fracas no litoral do Espírito Santo. Na maior parte do Sudeste, o tempo permanece seco e ensolarado. A temperatura entra em elevação e a sensação varia
entre o agradável e o abafado na maior parte da região. Apenas no sul de São
Paulo, o aumento da quantidade de nuvens gerada pela aproximação de uma frente fria faz com que a máxima não passe dos 20°C.
Região Centro-Oeste
A frente fria se afasta do sul de Mato Grosso do Sul, mas ainda provoca nebulosidade e chuvas bastante fracas e isoladas no decorrer do dia. Mesmo com o tempo mais fechado, a temperatura entra em elevação e varia entre 20°C e 22°C. Nas demais áreas do Centro-Oeste, o tempo segue seco e quente, com máxima de mais de 35°C no noroeste de Mato Grosso.
Região Nordeste
As ondas de leste perdem força em boa parte do Nordeste, mas no litoral leste do Rio Grande do Norte, ainda há previsão de chuvas intensas com transtornos em Natal. No interior do Nordeste, o tempo segue seco e ensolarado. A temperatura entra em elevação no leste do Nordeste, mas a sensação será de frio no leste e sul da Bahia, com máxima em torno de 20°C.
Região Norte
As áreas de instabilidade ganham força nesta
sexta-feira e prometem trazer temporais ao Estado de Roraima, inclusive Boa Vista. Além disso, pancadas de chuva com menor acumulado e trovoadas atingem o oeste e norte do Pará, centro e leste do Amapá e o oeste e norte do Amazonas. Entre o Tocantins e o Acre, o tempo permanece seco e ensolarado. O calor toma conta do Acre, Rondônia e sul do Amazonas, onde a máxima passa dos 35°C. Já no noroeste de Roraima, a máxima não passa dos 22°C.
Veja como fica o tempo nos próximos dias
Região Sul
A frente fria ainda traz chuvas fracas para o centro e norte do Paraná neste SÁBADO. No sul deste Estado, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul retorna uma condição de tempo seco e ensolarado. A presença de uma massa de ar de origem polar mantém as temperaturas baixas, oscilando entre 3°C e 5°C no norte do Rio Grande do Sul e Serra de Santa Catarina. Já a temperatura máxima volta a subir em boa parte do Paraná,
inclusive no sul do Estado. Já em Santa Catarina e no Rio
Grande do Sul, faz frio, com máxima inferior a 20°C. No domingo, praticamente não chove sobre a Região Sul. Apenas no nordeste do Paraná, a frente fria ainda traz chuvas fracas. Na segunda-feira, uma nova frente fria volta a provocar chuvas com baixo acumulado no oeste do Rio Grande do Sul.
Região Sudeste
No sábado, a frente fria avança pelo Sudeste trazendo muitas nuvens, chuvas fracas e isoladas e declínio da temperatura no oeste, centro, sul e leste de São Paulo e interior do Rio de Janeiro. No Espírito Santo retorna uma condição de tempo seco, ensolarado e quente. Em Minas Gerais e no norte de São Paulo, o tempo não muda, permanecendo seco, ensolarado e quente. No domingo, a frente fria traz chuvas fracas e isoladas para o centro, leste e sul de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e centro, leste e sul de Minas Gerais. A temperatura despenca e não passa dos 20°C no leste e sul de São Paulo, Rio de Janeiro e sul e leste de Minas Gerais. Na
segunda-feira, a frente fria
traz chuvas fracas e isoladas para o leste e centro de Minas Gerais e ao Espírito Santo.
Região Centro-Oeste
Tempo seco, ensolarado e muito quente em boa parte do Centro-Oeste, com máxima de mais de 35°C no noroeste de Mato Grosso neste sábado. No sul de Mato Grosso do Sul, ainda chove fraco por conta da presença de áreas de instabilidade. A máxima varia entre 20°C e 22°C nesta região. Entre o domingo e segunda-feira, finalmente não há previsão de chuvas no Centro-Oeste.
Região Nordeste
No sábado, já não há previsão de chuvas fortes em nenhuma localidade do Nordeste. Chuvas fracas e isoladas atingem a Grande Salvador, litoral leste do Rio Grande do Norte e litoral do Maranhão. No interior nada muda: registraremos mais um dia ensolarado. A temperatura continua subindo e já alcança os 25°C no centro, leste e sul da Bahia. Entre o Rio Grande do Norte e o Maranhão, a máxima passa dos
32°C.
Região Norte
No sábado, não há
previsão de temporais. As chuvas na forma de pancadas atingem o norte do Pará, Amapá, oeste e norte do Amazonas e Roraima. Entre o Acre e Tocantins, o sol predomina. O calor aumenta e a máxima passa dos 35°C no Acre, Rondônia, Amazonas, Pará e Tocantins. No norte de Roraima, a grande quantidade de nuvens faz com que a máxima oscile em torno dos 23°C. Até a segunda-feira, as chuvas permanecem concentradas sobre o centro e norte da Região e não há previsão de grandes temporais.