| 17/07/2009 15h55min
Região Sul
A frente fria se afasta da região e retorna uma condição de tempo seco, com sol entre nuvens para a maior parte das localidades no sábado. Apenas no litoral e parte do noroeste do Paraná, ainda há previsão de chuvas fracas e isoladas por conta da presença de áreas de instabilidade. Faz frio pela manhã, com mínima entre 3°C e 5°C no centro e nordeste do Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina. No Paraná, a mínima varia entre 9°C e 10°C no sul do Estado. A máxima não passa dos 19°C no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. No domingo, as áreas de instabilidade ainda trazem chuvas fracas e isoladas ao nordeste do Paraná. Em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, o tempo permanece seco e sem nuvens. O frio prossegue com mínima entre 2°C e 5°C e formação de geadas isoladas no nordeste do Rio Grande do Sul, centro de Santa Catarina e sul do Paraná. A máxima permanece baixa em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul e entra em declínio no sul, centro e
leste do Paraná. Em todas as
áreas, a máxima não passa dos 20°C. Na segunda-feira, uma nova frente fria volta a provocar chuvas com baixo acumulado no oeste do Rio Grande do Sul.
Região Sudeste
No sábado, a frente fria avança pelo Sudeste trazendo muitas nuvens, chuvas fracas e isoladas e declínio da temperatura no leste de São Paulo, sul de Minas Gerais e em boa parte do Rio de Janeiro. No Espírito Santo retorna uma condição de tempo seco, ensolarado e quente. Na maior parte de Minas Gerais e de São Paulo, o tempo não muda, permanecendo seco, ensolarado e quente. No domingo, a frente fria traz chuvas fracas e isoladas para boa parte de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e centro, leste e sul de Minas Gerais. A temperatura despenca e a sensação será de frio no centro, leste e sul de São Paulo, boa parte do Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais, com máxima inferior a 20°C. Apenas no norte de São Paulo e do Espírito Santo e no norte e oeste de Minas Gerais, ainda faz calor
com máxima em torno dos 30°C.
Na segunda-feira, a frente fria traz chuvas fracas e isoladas para o leste e centro de Minas Gerais e ao Espírito Santo.
Região Centro-Oeste
No sábado, o sol e o calor predominam em boa parte do Centro-Oeste, com máxima de mais de 35°C no noroeste de Mato Grosso. No sul de Mato Grosso do Sul, a frente fria se afasta da região, mas áreas de instabilidade ainda causam chuvas fracas e isoladas no sudoeste e sul do Estado. A temperatura entra em elevação e chega a 25°C à tarde. No domingo, não há previsão de chuvas no Centro-Oeste; Faz muito calor, com máxima de mais de 35°C no noroeste de Mato Grosso. Na segunda-feira, também não há previsão de chuvas no Centro-Oeste.
Região Nordeste
No sábado, as chuvas ainda serão fortes, porém localizadas na costa da Paraíba e litoral oeste do Maranhão. Também chove fraco no litoral norte da Bahia, litoral do Rio Grande do Norte e no leste e litoral do Ceará.
No interior do Nordeste, nada muda e o sol predomina. A
temperatura entra em elevação e a máxima chega a 25°C no centro e leste da Bahia e entre o leste de Alagoas e litoral do Rio Grande do Norte. Entre o Maranhão e o oeste do Rio Grande do Norte, a máxima alcança 34°C. No domingo, não há previsão de chuvas fortes no Nordeste. As ondas de leste perdem força, mas ainda provocam chuvas na Grande Salvador e desde o norte de Alagoas até o norte do Maranhão, passando pelo interior da Paraíba, do Rio Grande do Norte e do Ceará, além do norte do Piauí. Ou seja, as chuvas devem sair do litoral norte do Nordeste e migrar um pouco mais para o interior dos Estados do norte da Região. No interior dos Estados do sul do Nordeste (especialmente Bahia), o tempo permanece seco e ensolarado. A temperatura dispara e o calor predomina em todo o Nordeste.
Região Norte
Nada muda neste sábado e as chuvas na forma de pancadas permanecem concentradas no oeste e norte da Região, desde o oeste do Acre, até o litoral do Pará. Entre
o centro e leste do Acre e o
Tocantins, o tempo segue seco e extremamente quente. A máxima passa dos 35°C no sul do Amazonas, sudoeste do Pará e em Rondônia e não passa dos 25°C no norte de Roraima. No domingo, as chuvas ganham força e a previsão é de temporais entre Roraima e o norte do Amazonas. Além disso, ocorrem chuvas mais fracas no oeste do Amazonas, norte e oeste do Pará e Amapá. Entre o Tocantins e o Acre, o tempo permanece ensolarado. O calor aumenta e a máxima beira os 40°C em Rondônia e no centro e sul do Amazonas. A máxima passa dos 35°C no sudoeste do Pará e no leste de Tocantins. Apenas entre o norte e oeste de Roraima e o norte do Amazonas, a temperatura não sobe por conta das chuvas fortes: 22°C. Na segunda-feira, as chuvas permanecem concentradas sobre o centro e norte da Região e não há previsão de grandes temporais.