| 02/07/2009 17h41min
A baixa procura pela renegociação dos débitos agrícolas inscritos na Dívida Ativa da União fez com que o governo prorrogasse o prazo de adesão por mais três meses. Até agora, dos mais de 49 mil devedores, apenas 1,9 mil fizeram a repactuação, o que corresponde a menos de 4% deles.
As dívidas dos produtores rurais cobradas pela União somam R$ 8,2 bilhões. Até 30 de junho, data em que vencia o período de adesão, os agricultores renegociaram apenas 12% desse valor, ou seja, R$ 1 bilhão.
— É uma modalidade que teve um atraso no início de adesão. Esse atraso decorreu a problemas operacionais, por esta razão, solicitamos ao próprio Congresso e ele alterou a legislação para permitir a ampliação do prazo de adesão que passa a ser de 30 de setembro — diz o procurador-geral da Fazenda Nacional, Luís Inácio Adams.
Esse prazo é para os produtores rurais interessados em fazer o parcelamento da dívida. Para quem quiser liquidar totalmente os débitos o prazo permanece até 30 de dezembro. O processo de adesão continua a ser realizado pelo Banco do Brasil.
O pedido tem de ser feito pela central de atendimento do banco. O telefone para as capitais e regiões metropolitanas é o 4003 0494, nas demais localidades o número é o 0800 880 0494.
A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional também passou a divulgar em sua página na internet a lista de pessoas físicas e jurídicas que possuem débitos na Dívida Ativa da União. Para consultar a lista de débitos inscritos na dívida ativa da união basta digitar o CPF ou CNPJ.
CANAL RURALDívida Ativa da União |
Fonte: PGFN |
Renegociação de débitos |
---|
Central de Atendimento: Capitais e regiões metropolitanas: 4003 0494 |