| 01/06/2009 15h07min
A União da Indústria da Cana-de-açúcar (Unica) anunciou nesta segunda, dia 1º, durante o Ethanol Summit, a criação do programa de capacitação RenovAção, que prevê o treinamento e requalificação de 7 mil trabalhadores da indústria canavieira. O setor sucroalcooleiro emprega hoje 800 mil pessoas, segundo dados da Unica. Em decorrência do acelerado processo de mecanização da colheita de cana, muitos desses trabalhadores enfrentam a necessidade de recolocação profissional.
– A mecanização visa o ganho de competitividade no mercado doméstico e internacional. Já aconteceu com os grãos e com o café, e agora chega à indústria canavieira – disse Eduardo Leão de Souza, diretor executivo da Unica, ressaltando que essa redução de mão-de-obra requer apoio para ser recolocada no mercado.
Em parceria com a empresa agroquímica Syngenta, com as montadoras Case IH e John Deere, e com a Federação dos Empregados Rurais Assalariados do Estado de São Paulo (Feraesp), o
projeto da Unica busca treinar
e requalificar esses trabalhadores, por meio de cursos voltados tanto ao setor sucroalcooleiro quanto a outras áreas da economia.
– É o maior programa de requalificação de trabalhadores da indústria canavieira do mundo – afirmou Eduardo Leão.
O projeto também conta com o envolvimento de comunidades locais nas regiões do entorno das usinas.
AGÊNCIA SAFRAS