» visite o site do RuralBR

 | 23/05/2009 18h13min

Figueira perde invencibilidade na Série B diante da Portuguesa

Com o resultado, o Alvinegro caiu para a quarta posição da tabela

Maykon Oliveira  |  maykon.oliveira@rbsonline.com.br

O Figueirense sofreu a primeira derrota na Série B do Campeonato Brasileiro neste sábado, dia 23. O Alvinegro foi derrotado por 2 a 1 pela Portuguesa, no Orlando Scarpelli, em Florianópolis, pela terceira rodada da competição. Fellype Gabriel, aos 14 minutos do primeiro tempo, e Anderson Paim, aos 9 da segunda etapa, anotaram os gols da Lusa. Rafael Coelho descontou para o time da casa ao converter uma penalidade nos acréscimos.

Assista aos gols da partida

Com o resultado, o Figueira caiu para o quarto lugar da tabela, com 6 pontos — uma posição abaixo da Portuguesa, que chegou aos 7 pontos. Com 100% de aproveitamento, Vasco e Guarani lideram a classificação da Segundona.

O Figueira volta a campo na próxima terça-feira, dia 26, às 21h, contra o Ceará, no Castelão, em Fortaleza. Já a Lusa recebe o Bahia, no sábado, dia 30, às 16h10min, no Canindé, em São Paulo.

O jogo

O técnico Roberto Fernandes surpreendeu ao não optar pelo esquema com três zagueiros. O treinador promoveu a entrada do volante Luciano Totó para dar mais ofensividade à equipe diante de um concorrente direto a uma das vagas na Série A do próximo ano. Mesmo assim, a partida em Florianópolis começou em ritmo lento. Os anfitriões tentavam a armação das jogadas que eram barradas pela forte marcação da Portuguesa. O técnico Paulo Bonamigo montou um time compacto e rápido nos contra-ataques.

Logo aos 3 minutos, Christian cruzou para Fellype Gabriel, sozinho na área, e Wilson se antecipou para fazer a defesa. O Figueira chegou com perigo oito minutos depois. O capitão Roger fez uma bela jogada no meio-de-campo, se livrou da marcação, e passou para Rafael Coelho, que estava sozinho na esquerda. O bandeirinha, no entanto, marcou impedimento no lance equivocadamente.

Lusa abre o placar no Scarpelli

Aos 14, os visitantes conseguiram abrir o marcador no Scarpelli. Christian invadiu a área com a bola domina e chutou. A bola passou pelo arqueiro alvinegro, tocou em Luciano Totó e sobrou para Fellype Gabriel, que só teve o trabalho de completar para dentro da rede. Pouco depois, a equipe paulista teve uma nova oportunidade. Bruno Perone fez falta em Christian na frente da área. Na cobrança, Marco Antônio mandou acima da meta alvinegra.

Os anfitriões só voltaram a assustar aos 28 minutos. Em uma jogada bem trabalhada do ataque, Wellington foi até a linha de fundo e cruzou na pequena área. Schwenck pegou mal na bola e mandou à esquerda do gol de Fábio.

Ainda na etapa inicial, o Figueira quase alcançou o empate. Aos 35, Rafael Coelho chutou rasteiro e com força da intermediária, mas o goleiro conseguiu fazer a defesa.

Figueira volta com mudanças

O técnico do Figueirense fez duas mudanças na equipe para tentar reverter o placar no segundo tempo. Ele tirou o zagueiro Bruno Perone e o meia Kássio para promover a entrada do meia Pedrinho e do atacante Clodoaldo. Mas a aposta não deu certo e foi a Portuguesa que ampliou a vantagem.

Aos 9 minutos, Christian recebeu de Anderson Paim na área e devolveu a bola no companheiro, que dominou e chutou forte. A bola entrou no canto direito de Wilson. Com os dois gols de vantagem, os visitantes passaram a controlar a posse de bola com tranquilidade.

O Alvinegro só voltou a levar perigo aos 20. Em uma cobrança de escanteio, Schwenck subiu no segundo andar para cabecear, mas mandou para fora. Porém, quem quase marcou foi a Lusa. Aos 39, Preto chutou em cima de Wilson, Dinei ficou com a sobra e mandou de primeira. A bola explodiu no travessão.

Rafael Coelho marca seu quinto gol

Três minutos mais tarde, depois de uma jogada individual, Roger caiu na área e conseguiu uma penalidade a favor do Figueirense. O lateral Wellington pegou a bola, pedindo para cobrar. O técnico Roberto Fernandes não autorizou e o jogador se revoltou com a decisão.

O atacante Rafael Coelho foi para a cobrança, aos 45, e mandou com categoria no canto esquerdo do goleiro Fábio, anotando o seu quinto gol no campeonato. Mesmo assim não conseguiu impedir a primeira derrota do Figueira na competição.

Matéria atualizada às 18h50min.

CLICESPORTES
Gols: Fellype Gabriel, aos 14 do primeiro tempo, Anderson Paim, aos 9 minutos do segundo tempo (Portuguesa); Rafael Coelho, aos 45 do segundo tempo (Portuguesa)
Cartões amarelos: Bruno Rodrigo, Acleisson, Preto, Erick, Fábio (Portuguesa); Alê, Roger (Figueirense)
Local: Orlando Scarpelli, em Florianópolis
Público: 9.729 (total)
Renda: R$ 74.607
Arbitragem: Edivaldo Elias da Silva (PR), auxiliado por José Amilton Pontarolo (PR) e José Carlos Dias Passos (PR)
Figueirense (1) Portuguesa (2)
Wilson; Anderson Pico, Toninho, Bruno Perone (Clodoaldo) e Wellington; Roger, Alê, Luciano Totó e Kássio (Pedrinho); Rafael Coelho e Schwenck (Paulinho)
Técnico: Roberto Fernandes
Fábio; Bruno Rodrigo, Ediglê e Erick; César Prates, Acleisson, Marco Antônio, Preto, Fellype Gabriel (Tatá) e Anderson Paim; Heverton (Preto) e Christian (Dinei)
Técnico: Paulo Bonamigo

© 2011-2012 RuralBR.com.br

Todos os direitos reservados

Grupo RBS