| 01/05/2009 15h58min
Região Sul
Sábado de tempo firme e bem aproveitável o Sul do país. A massa de ar seco que ainda cobre o Sul e boa parte do Sudeste e Centro-Oeste do país garante um dia de tempo firme e com pouca variação de nuvens. Até o dia 13 de maio não há previsão de mudanças significativas sobre a região, que continua sob a influência de uma massa de ar seco. O padrão da atmosfera só deve mudar, com chuvas mais volumosas só a partir da segunda quinzena de maio, porém com distribuição irregular.
Região Sudeste
Neste sábado, os ventos de sul mantém o céu com muitas nuvens entre a Faixa Leste, Rio de Janeiro, Sul de Minas e Zona da Mata em Minas Gerais e Espírito Santo. São esperadas nessas áreas chuvas em geral leves e isoladas que ocorrem alternadas com períodos de melhoria, quando o sol aparece com muitas nuvens. Áreas de instabilidade que se formam entre Goiás e Minas Gerais provocam pancadas de chuva
principalmente no Noroeste de Minas e Triângulo Mineiro e de
forma mais isolada no restante do oeste mineiro e leste paulista. Nos próximos dias as chuvas continuam ocorrendo de forma isolada em parte da região Sudeste. O ar frio também provoca declínio das temperaturas e faz frio em diversas cidades
Região Centro-Oeste
Neste sábado, as chuvas permanecem no norte do Mato Grosso e no Estado de Goiás. No Mato Grosso do Sul, uma massa de ar seco garante o tempo quente e seco no Estado. Até o dia 15 de maio não há previsão de mudanças significativas nas condições atmosféricas da Região Centro-Oeste que permanece sob a influência de uma grande massa de ar seco. As chuvas ainda ocorrem de forma isolada e restringem-se ao norte do Mato Grosso e de Goiás. O predomínio de sol mantém as tardes quentes na maior parte da Região.
Região Nordeste
Neste sábado, uma massa de ar seco avança sobre a Bahia e deixa o tempo estável em praticamente todo o Estado. No
Maranhão e no Piauí o tempo segue chuvoso e são esperados grandes
volumes acumulados de chuva. No restante da região, o tempo segue parcialmente nublado durante o dia com possibilidade de pancadas de chuva leves no fim de tarde. No domingo, chuvas fortes persistem sobre a faixa norte da região Nordeste e principalmente entre o Maranhão, Piauí.
Região Norte
Neste sábado, áreas de instabilidade causam pancadas de chuva na maior parte da região. No Pará, Amazonas e norte do Tocantins há risco de temporais localizados. A única exceção fica para Rondônia, onde o ar seco garante tempo firme. Como o sol aparece entre nuvens, a sensação de calor está garantida durante as tardes. Até dia 4, não são esperadas chuvas em Rondônia. Os modelos indicam que até o fim do mês as chuvas continuam intensas sobre o restante da região. São esperados elevados acumulados no Pará e Amazonas entre os dias 5 e 9 de maio.