| 28/04/2009 09h05min
O governo japonês suspenderá de forma temporária o sistema de isenção de visto para os mexicanos que desejem viajar ao Japão por causa da gripe suína. Além disso, Tóquio pediu aos japoneses que vivem no México que considerem a possibilidade de deixar o país. Até agora, os mexicanos podiam viajar ao Japão sem visto para visitas turísticas e de negócios que não excedesse seis meses de permanência.
Confira gráfico com as regiões atingidas
Você ainda tem dúvidas sobre a doença? Mande sua questão.
Tire suas dúvidas sobre a gripe suína
Em comunicado, o Ministério de Exteriores do Japão pediu ainda que os
japoneses adiem suas viagens ao México "se não forem realmente urgentes". O governo do Japão pediu
que os quase seis mil japoneses que vivem no México permaneçam em casa com comida e bebida suficiente e que considerem a possibilidade de deixar esse país "em breve".
"A partir de agora pode ser mais difícil sair do país e ter acesso médico no lugar onde vivem, por isso recomendamos que aqueles que podem deixar o país considerem essa possibilidade", assinalou o aviso.
O Executivo japonês criou nesta terça, dia 28, uma comissão especial presidida pelo primeiro-ministro, Taro Aso, para enfrentar a situação criada pela gripe suína, cujo principal surto aconteceu no México, embora também tenham sido registrados casos nos Estados Unidos, Canadá, Europa e Ásia. Não foram registrados casos suspeitos de gripe suína no Japão até o momento.
Direto do México, o repórter Marcelo Gonzatto relata como o país está lidando com o surto de gripe suína e as atitudes das autoridade para combater a doença
AGÊNCIA EFE