» visite o site do RuralBR

 | 10/03/2009 13h04min

Chove em boa parte da região Norte nesta quarta

Tempo fica seco e ensolarado no leste e norte de Roraima e no sudeste de Tocantins

Região Sul
Mais um dia com chuvas em toda a Região. As chuvas fortes com potencial para transtornos atingem o sul e oeste do Rio Grande do Sul, litoral de Santa Catarina e o nordeste do Paraná. O acumulado chega a quase 60mm em 24 horas no litoral norte de Santa Catarina. A temperatura máxima permanece baixa, gerando sensação de frio na serra Geral. A volta das chuvas para as áreas produtoras de soja traz alívio, mas não resolve o problema: o acumulado será muito baixo, não passando de 10mm em 24 horas.

Região Sudeste
Nada muda nesta quarta-feira. Áreas de instabilidade mantêm as chuvas fortes sobre boa parte de São Paulo e extremo oeste do Triângulo Mineiro, com acumulado de até 5mm em 24 horas. Também há previsão de chuvas mais fracas sobre o nordeste de São Paulo e no sul de Minas Gerais. O tempo permanece seco e ensolarado no Rio de Janeiro, Espírito Santo e em boa parte de Minas Gerais. A temperatura permanece agradável sobre boa parte do Estado de São Paulo e sul de Minas Gerais.

Região Centro-Oeste
Nada muda nesta quarta-feira. Esperam-se chuvas em boa parte do Centro-Oeste. Apenas no sul e sudoeste de Mato Grosso do Sul, leste e norte de Goiás e no Distrito Federal, o tempo permanece seco e ensolarado. Com relação aos temporais, eles atingem o sudoeste de Goiás, Mato Grosso e boa parte de Mato Grosso do Sul. O acumulado chega a quase 100mm em 24 horas em várias localidades de Mato Grosso. A temperatura máxima finalmente entra em declínio, gerando um fenômeno conhecido por invernada no leste e norte de Mato Grosso.

Região Nordeste
Nesta quarta-feira, registraremos mais um dia com tempo seco e quente na maior parte do Nordeste. As chuvas atingem apenas o litoral e noroeste da Bahia, litoral do Ceará, Piauí e Maranhão. Há previsão de chuvas fortes, porém localizadas no litoral do Ceará e do Maranhão. A falta de chuvas no oeste e sudoeste da Bahia traz grande preocupação. Não chove forte há 20 dias em algumas fazendas e as perdas associadas à soja começam a aparecer.

Região Norte
Na quarta-feira, as chuvas atingem boa parte da Região Norte mais uma vez. Apenas no leste e norte de Roraima e no sudeste de Tocantins, o tempo permanece seco e ensolarado. Há previsão de temporais com acumulado de mais de 100mm em 24 horas no Pará, Amazonas, Rondônia e Acre. A temperatura máxima finalmente entra em declínio, gerando um fenômeno conhecido por invernada no sul do Pará, sul e leste de Rondônia, sudeste do Amazonas e sudoeste do Acre.

Previsão para os próximos dias

Região Sul
Na quinta-feira, observa-se a formação de uma frente fria e de um ciclone extratropical. Os dois sistemas causam chuvas em toda a Região Sul. Há previsão de chuvas fortes e localizadas no centro e nordeste do Paraná, com acumulado de 15mm em 24 horas. A temperatura mínima entra em declínio, oscilando entre 11°C e 14°C na Serra Geral. A temperatura permanece baixa, gerando uma sensação agradável no norte do Rio Grande do Sul, centro e de Santa Catarina e centro, leste e nordeste do Paraná. Na sexta-feira, retorna uma condição de tempo seco para boa parte da Região Sul.

Região Sudeste
Na quinta-feira, as áreas de instabilidade dão origem a uma frente fria. Este sistema causa chuvas fortes e generalizadas sobre todo o Estado de São Paulo e no sul e oeste de Minas Gerais. O acumulado passa dos 50mm em 24 horas no oeste e noroeste de São Paulo. No sul do Rio de Janeiro, esperam-se chuvas mais fracas e isoladas, enquanto que no Espírito Santo, norte do Rio de Janeiro e em boa parte de Minas Gerais, o tempo permanece seco e ensolarado. A temperatura máxima permanece baixa, gerando uma sensação agradável em São Paulo e no sul de Minas Gerais. Na sexta-feira, a frente fria causa chuvas fortes no centro e sul do Rio de Janeiro, no sul e oeste de Minas Gerais e no norte e nordeste de São Paulo.

Região Centro-Oeste
A formação de uma frente fria sobre o Centro-Oeste mantém as chuvas fortes e generalizadas sobre o leste, centro e norte de Mato Grosso do Sul, sudoeste de Goiás e no sul e oeste de Mato Grosso.O acumulado passa dos 100mm em várias localidades dos três Estados. Por outro lado, no extremo sul de Mato Grosso do Sul e no norte de Goiás, o tempo permanece seco e ensolarado. A temperatura máxima permanece mais baixa na região de divisa dos três Estados, gerando um fenômeno conhecido por invernada. Na sexta-feira, a frente fria causa chuvas fortes e generalizadas no norte de Mato Grosso do Sul, sul e oeste de Goiás e boa parte de Mato Grosso.

Região Nordeste
Nada muda nesta quinta-feira. O tempo permanece seco, ensolarado e muito quente em boa parte do Nordeste. As chuvas na forma de pancadas isoladas atingem o Maranhão, Piauí, centro e norte do Ceará e o litoral do Rio Grande do Norte. As chuvas fortes e isoladas atingem o norte do Maranhão e o litoral do Ceará. Na sexta-feira, as chuvas atingem apenas o oeste da Bahia (baixo acumulado), Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e litoral da Paraíba. Apenas entre 14 e 18 de março, uma frente fria conseguirá reorganizar as chuvas fortes sobre o interior da Bahia. Entretanto, poderá ser tarde demais com relação à soja. Além da Bahia, também há previsão de chuvas fortes no Maranhão (mais de 150mm), Piauí e Ceará.

Região Norte
Na quinta-feira, uma frente fria na altura do Sudeste organiza a umidade da Amazônia e causa chuvas extremamente intensas e generalizadas sobre o Acre e sudoeste do Amazonas. Várias localidades registrarão acumulados de mais de 100mm em 24 horas. Além disso, a temperatura despenca, variando entre 23°C e 26°C. Nos demais Estados também há previsão de chuvas, mas os acumulados serão bem mais baixos e a temperatura permanecerá elevada.

CENTRAL DE METEOROLOGIA

© 2011-2012 RuralBR.com.br

Todos os direitos reservados

Grupo RBS