| 19/02/2009 15h52min
Para diminuir os custos operacionais no período da entressafra, o Grupo sucroalcooleiro Naoum concedeu licença remunerada aos trabalhadores das operações nas usinas de açúcar e álcool dos Estados de Goiás e Mato Grosso. O número de funcionários licenciados deverá atingir até 80% do quadro de colaboradores das unidades – hoje as usinas do grupo empregam diretamente mais de cinco mil pessoas.
Com a retomada de preços de mercado, a presidência do grupo segue confiante que esta safra trará bons resultados, garantindo os índices de lucratividade para o setor. Somente no mês de janeiro, o índice Cepea/Esalq mostrou um aumento de 25,60 % na cotação do açúcar.
Entenda o caso
Devido à crise financeira internacional que afetou o setor e as quedas nas cotações dos preços de açúcar e etanol, uma média de 40%, o Grupo Naoum protocolou seu pedido de Recuperação Judicial em 20 de novembro. O pedido foi deferido no dia 25 do mesmo mês, pelo juiz da 4ª Vara Civil da cidade de Anápolis (GO). O Grupo aguarda definição da data para realização da Assembléia geral dos credores que aprovarão o Plano de Recuperação.
O Grupo Naoum atua no mercado desde 1965, e controla três empresas: a Usina Santa Helena de Açúcar e Álcool, no sudoeste goiano, Usina Jaciara e Usina Pantanal, ambas no município de Jaciara, localizadas na região sul de Mato Grosso. O Grupo Naoum é constituído por usinas tradicionais, com atuação no setor sucroalcooleiro e com peso na economia dos Estados de Mato Grosso e Goiás.
CANAL RURAL