| 18/02/2009 13h49min
Região Sul
Nesta quinta-feira, as áreas de instabilidade causam chuvas sobre boa parte do Rio Grande do Sul, no meio oeste de Santa Catarina e no sul do Paraná. Há previsão de chuvas fortes com acumulado de 20 mm em 24 horas no leste e oeste do Rio Grande do Sul. A temperatura permanece elevada em toda a região.
Região Sudeste
Uma grande massa de ar seco inibe a formação de nuvens de chuva sobre a maior parte do Sudeste. Esperam-se chuvas com baixo acumulado apenas no sudoeste de São Paulo, zona da mata e noroeste de Minas Gerais, norte do Rio de Janeiro e no Espírito Santo. A temperatura permanece elevada em toda a região.
Região Centro-Oeste
As áreas de instabilidade causam chuvas em boa parte do Centro-Oeste, mas o risco de temporais diminui consideravelmente a partir desta quinta-feira. Além disso, a temperatura entra em elevação e o
fenômeno de invernada chegará ao fim a partir desta quinta-feira em Mato Grosso.
Região Nordeste
Áreas de instabilidade causam chuvas sobre o litoral e zona da mata do leste do Nordeste, além do Maranhão, Piauí, Ceará, oeste da Paraíba e noroeste da Bahia. No centro do Nordeste, o tempo permanece seco, ensolarado e quente. Há previsão de temporais com acumulado de até 45 mm em 24 horas no noroeste da Bahia, sul e Capital do Piauí e boa parte do Maranhão.
Região Norte
Na quinta-feira, as chuvas atingem boa parte da Região Norte, com exceção de partes de Roraima. Há previsão de intensos temporais com acumulado de mais de 100 mm em 24 horas no Amazonas, Rondônia e Pará. Por conta da grande quantidade de nuvens, a temperatura máxima permanece baixa (sensação térmica agradável) em parte do Pará, Amapá, Amazonas e Rondônia.
Previsão para os próximos dias
Região Sul
Na sexta-feira, as áreas
de instabilidade ganham força e causam chuvas mais intensas e generalizadas sobre o Rio Grande do Sul.
O acumulado passa dos 30 mm em 24 horas no litoral norte do Estado. Já em Santa Catarina e no Paraná, esperam-se chuvas mais isoladas e com menor acumulado. Por conta do aumento da quantidade de nuvens, a temperatura máxima cai entre o nordeste do Rio Grande do Sul e o sul de Santa Catarina. Entre 21 e 25 de fevereiro, há previsão de chuvas em toda a Região Sul, com previsão de acumulado de quase 100 mm no centro e leste de Santa Catarina.
Região Sudeste
Na sexta-feira, uma grande massa de ar seco inibe a formação de nuvens de chuva sobre a maior parte do Sudeste. Esperam-se chuvas com baixo acumulado apenas no leste de São Paulo, sul e leste de Minas Gerais e no Espírito Santo. A temperatura permanece elevada em toda a Região. Entre os dias 21 e 25 de fevereiro, as chuvas atingem todo o Sudeste, sendo que no oeste e sul de Minas Gerais e no norte e leste de São Paulo, há previsão de chuvas fortes (acumulado de até 50 mm).
Região Centro-Oeste
Previsão de chuvas isoladas e com baixo acumulado associadas com o calor da tarde sobre o Centro-Oeste nesta sexta-feira. Entre os dias 21 e 25 de fevereiro, há previsão de chuvas fortes em todos os Estados, com acumulado de mais de 150 mm no norte de Mato Grosso.
Região Nordeste
Na sexta-feira, as áreas de instabilidade ganham força e provocam intensos temporais sobre o norte do Maranhão e Teresina, no Piauí. As chuvas passam dos 60 mm em 24 horas. Também há previsão de chuvas com menor acumulado no litoral e zona da mata do leste do Nordeste, além do oeste de Pernambuco e da Paraíba e em parte do Ceará. Nas demais áreas, o tempo permanece seco, ensolarado e quente. Entre 21 e 25 de fevereiro, há previsão de chuvas em toda a Região Norte. Destacamos o acumulado de mais de 100 mm no sul do Maranhão.
Região Norte
Nesta sexta-feira, áreas de instabilidade causam chuvas em boa parte da Região
Norte, com exceção de Roraima e norte do Amazonas. Há
previsão de fortes temporais, com acumulado de mais de 60 mm em 24 horas no nordeste do Pará, leste e centro do Amapá, Rondônia, Acre e sudoeste do Amazonas. Por conta da grande quantidade de nuvens, a temperatura máxima permanece baixa (sensação térmica agradável) no sudoeste do Amazonas, sul do Acre, sul do Amapá e sudoeste de Rondônia. Até 25 de fevereiro, as chuvas fortes prosseguem sobre boa parte da Região Norte. No Amazonas, Pará e Tocantins, o acumulado passa dos 100 mm. Já no centro e norte de Roraima, retorna uma condição de tempo seco e quente.