| 16/02/2009 14h55min
Um dos principais prejuízos causados pela chuva em Paraíba do Sul, na região centro-sul fluminense, foi a destruição das estradas que ligam a zona rural ao centro do município, na região centro-sul fluminense. A cidade foi uma das mais atingidos pelos temporais, que deixaram 1,3 mil pessoas desabrigadas em todo o Estado, de acordo com a Defesa Civil. Somente em Paraíba do Sul, três mil moradores tiveram que deixar suas casas, indo para residências de parentes ou abrigos públicos. A prefeitura decretou situação de emergência.
De acordo com o secretário municipal de Comunicação Social, Geraldo Dias Filho, o asfalto ficou bastante danificado, interrompendo o escoamento da produção de hortifrutigranjeiros e da pecuária leiteira, uma das principais atividades da região.
– Por causa das chuvas torrenciais, as estradas vicinais do município ficaram praticamente intransitáveis, deixando a nossa área rural isolada. Ainda não calculamos o prejuízo, mas certamente ele será muito grande, porque os produtores rurais precisam dessas vias para escoar sua produção, que sai do município e abastece boa parte do Estado – afirmou Dias Filho.
O secretário informou ainda que o prefeito Gil Leal viaja à capital fluminense ainda nesta segunda, di 16, para se encontrar com o governador do Estado, Sérgio Cabral, e pedir ajuda para recuperar as estradas da cidade.
Além de Paraíba do Sul, outros municípios vizinhos, como Sapucaia, Três Rios e Vassouras, também sofreram com as chuvas, que causaram o transbordamento do Rio Paraíba do Sul, maior do Estado.
Com a melhora do tempo desde esse domingo, dia 15, o nível do rio começou a baixar e muitos dos desalojados já conseguiram retornar para suas casas.
AGÊNCIA BRASIL