| 16/02/2009 14h21min
Região Sul
Áreas de instabilidade migram pela Região Sul, onde provocam pancadas de chuva e trovoadas em várias localidades. De uma forma geral, esperam-se chuvas com baixo acumulado. Apenas no nordeste do Rio Grande do Sul, centro e sul de Santa Catarina e Paraná, há previsão de temporais, com acumulado de até 60 mm em 24 horas na serra de Santa Catarina. A temperatura máxima entra em acentuado declínio e a sensação será de frio na serra Geral e meio oeste de Santa Catarina. Já no centro, sul e oeste do Paraná, a sensação térmica será agradável, enquanto que no centro e oeste do Rio Grande do Sul, espera-se muito calor.
Região Sudeste
Áreas de instabilidade causam chuvas na forma de pancadas no sudoeste e oeste de São Paulo, centro e leste de Minas Gerais, norte do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Há previsão de chuvas fortes, com acumulado de 20 mm em 24 horas no centro e norte do Espírito Santo. No
sul do Rio de Janeiro, leste e norte de São Paulo e sul
e oeste de Minas Gerais, o tempo permanece seco e ensolarado. A temperatura permanece elevada em toda a Região.
Região Centro-Oeste
Na terça-feira, as áreas de instabilidade mantêm as chuvas fortes e generalizadas sobre o Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Já em Goiás, as chuvas diminuem consideravelmente. Esperam-se chuvas fortes, com acumulado de mais de 60m em 24 horas no centro, oeste e norte de Mato Grosso. Por conta da grande quantidade de nuvens, a temperatura permanece baixa (sensação agradável) e registraremos um dia típico de "invernada" no extremo norte de Mato Grosso do Sul e em boa parte de Mato Grosso.
Região Nordeste
Nesta terça-feira, o destaque vai para o litoral sul e zona da mata da Bahia, com previsão de chuvas fortes e constantes, com acumulado podendo passar dos 50 mm em 24 horas. Se por um lado, as chuvas podem trazer problemas de alagamentos, por outro lado, o cacau
agradece bastante pela volta das precipitações intensas e
generalizadas. Também há previsão de chuvas fracas no litoral e zona da mata de Alagoas e de Sergipe, no litoral do Ceará, no sul e oeste do Piauí e em boa parte do Maranhão. Há previsão de chuvas fortes com acumulado de 20 mm em 24 horas no centro/noroeste do Maranhão. Nas demais áreas, o tempo permanece seco e ensolarado. A temperatura permanece elevada em toda a Região.
Região Norte
Áreas de instabilidade causam pancadas de chuva e trovoadas em toda a Região Norte nesta terça-feira, com exceção do sudeste de Tocantins. Esperam-se chuvas de mais de 100 mm em 24 horas no centro e nordeste do Pará e no sudeste do Amazonas. Por conta da grande quantidade de nuvens, a temperatura máxima permanece baixa (sensação agradável) no sul e norte do Pará, sudeste do Amazonas e em boa parte de Rondônia. Nas demais áreas, o tempo permanece abafado.
Previsão para os próximos dias
Região Sul
Na quarta-feira, áreas de instabilidade causam
chuvas no Rio Grande do Sul, boa parte de Santa Catarina e oeste e sul do Paraná. Há previsão de temporais, com acumulado de 60 mm em 24 horas no litoral norte e parte da Grande Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Na maior parte do Paraná, no extremo oeste de Santa Catarina e no extremo sul do Rio Grande do Sul, o tempo permanece seco e ensolarado. Mesmo com as chuvas, a temperatura máxima entra em elevação na Região Sul. Na quinta-feira, esperam-se chuvas na forma de pancadas isoladas nos três Estados da Região, com potencial para temporais na fronteira com o Uruguai. Na sexta-feira, persistem as chuvas sobre os três Estados da região, com potencial para temporais no sul e leste do Rio Grande do Sul e planalto de Santa Catarina.
Região Sudeste
Na quarta-feira, áreas de instabilidade causam chuvas isoladas e com baixo acumulado no norte de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais. Espera-se calor em toda a Região. Até a sexta-feira,
a situação permanece
inalterada com chuvas isoladas e com baixo acumulado. Entre os dias 21 e 25 de fevereiro, as chuvas atingem todo o Sudeste, sendo que no oeste e sul de Minas Gerais e no norte e leste de São Paulo, há previsão de chuvas fortes (acumulado de até 50 mm).
Região Centro-Oeste
Na quarta-feira, persistem as chuvas sobre o Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e partes de Goiás. Na maior parte das localidades, esperam-se chuvas com baixo acumulado. Apenas no sul de Mato Grosso do Sul e no centro, oeste e norte de Mato Grosso, há previsão de chuvas mais intensas, com acumulado de até 45 mm em 24 horas. Mesmo com a diminuição das chuvas, ainda registraremos um dia típico de invernada, com nebulosidade e temperatura mais baixa no centro, oeste e norte de Mato Grosso. Até a sexta-feira, o risco de invernada diminui em todo o Centro-Oeste. Esperam-se apenas chuvas na forma de pancadas de final de tarde. Entre os dias 21 e 25 de fevereiro, há previsão de chuvas fortes
em todos os Estados, com
acumulado de mais de 150 mm no norte de Mato Grosso.
Previsão Nordeste
Na quarta-feira, as chuvas atingem boa parte do litoral e zona da mata da Bahia, Alagoas, Pernambuco e Paraíba, litoral norte do Rio Grande do Norte, boa parte do Ceará, oeste e norte do Piauí e todo o Estado do Maranhão. Há previsão de temporais, com acumulado de mais de 45 mm em 24 horas em Teresina. Nas demais áreas, o tempo permanece seco e ensolarado. A temperatura permanece elevada em toda a Região. Na quinta-feira, ainda chove forte em Teresina e em boa parte do norte do Maranhão. Na sexta-feira, as chuvas fortes atingem o norte do Maranhão, centro e oeste do Piauí e leste do Ceará. Entre 21 e 25 de fevereiro, há previsão de chuvas em toda a Região Norte. Destacamos o acumulado de mais de 100 mm no sul do Maranhão.
Região Norte
Áreas de instabilidade causam pancadas de chuva e trovoadas em toda a Região Norte nesta
quarta-feira. Esperam-se chuvas de mais de 100 mm em 24
horas no centro do Pará, centro e norte do Amapá, boa parte do Amazonas e sul de Roraima. Por conta da grande quantidade de nuvens, a temperatura máxima permanece baixa (sensação agradável) no centro, sul e leste do Pará. Nas demais áreas, o tempo permanece abafado. Até 25 de fevereiro, as chuvas fortes prosseguem sobre boa parte da Região Norte. No Amazonas, Pará e Tocantins, o acumulado passa dos 100 mm. Já no centro e norte de Roraima, retorna uma condição de tempo seco e quente.