| 29/11/2008 20h33min
A queda do Criciúma para a Série C não foi uma surpresa, nem ocorreu no jogo deste sábado, quando perdeu por 3 a 1 para a Ponte Preta em Campinas. A campanha pífia que o tricolor catarinense apresentou na Segundona, sobretudo no segundo turno, já demonstrava fragilidade no elenco e deixava cada vez mais abertos os portões da Terceira Divisão.
Entretanto, para o presidente do clube, Edson Búrigo, 2008 é página virada. E mais: é página para ser apagada da memória do Criciúma. O que vale, segundo ele, é pensar em 2009 e no objetivo de voltar à Série B.
— Temos que levantar a cabeça, agradecer aos nossos torcedores pela participação durante todo o campeonato, pois nunca deixaram de acreditar. Vamos pensar daqui para a frente para que o Criciúma saia desta situação. Vamos apagar este ano de 2008 — disse o presidente.
Erros assumidos
Perguntado sobre os erros mais graves cometidos ao longo da jornada que culminou no rebaixamento, o presidente foi categórico. Ele admitiu que os principais tropeços do Criciúma foram referentes às contratações e assumiu erros da diretoria durante este ano.
— Evidentemente foram as contratações. Isso nós assumimos. Esperávamos resultados e eles não aconteceram, mas agora é momento de buscarmos as soluções. Participo da diretoria do Criciúma desde 2001, e a ascensão e a queda fazem parte do futebol. Tomei decisões para que o time fosse cada vez melhor, mas infelizmente erramos e erramos bastante.
Búrigo demonstrou ter aprendido muito em 2008. O presidente afirmou que as contratações para o próximo ano serão revistas e que os erros deste ano servirão de aprendizado. Já nesta semana o Tigre pretende organizar o planejamento dos reforços para as disputas da Série C e a conquista de um novo acesso à Segundona.
— Vamos rever nossas contratações, pois tudo passou pela diretoria, mas não tivemos os resultados esperados. Os erros que foram cometidos servem para que não voltemos a cometê-los. Estamos fazendo avaliações e pretendo construir um time competitivo para o ano que vem. Na próxima semana já temos reuniões para estudarmos as melhorias.
Perfil de reforços
O perfil de atletas procurado pelo Criciúma, segundo o dirigente, deverá conter a característica do comprometimento. Porém, Búrigo afirmou que ainda não há nomes para serem divulgados.
— Vamos buscar atletas comprometidos com o grupo. Não temos nomes para divulgar mas estamos trabalhando neste sentido. Estamos avaliando a contratação de um novo treinador, assim como diretor de futebol, para que estarmos prontos assim que comece a nossa temporada — falou o dirigente, que ainda deixou frases de força à torcida tricolor.
— O Criciúma é um grande clube, uma grande paixão, com uma grande torcida. Daremos uma resposta positiva no ano que vem.
CLICRBS