| 23/09/2008 12h38min
Após o empate em casa com o América na última sexta-feira, o Avaí não teve descanso e treinou três dias consecutivos focado no jogo desta terça, às 21h45min, diante do Ceará, em Fortaleza. Com apenas dois zagueiros entre os relacionados — os titulares Émerson e Cássio — Silas aposta na ofensividade para vencer sua primeira partida fora de casa no returno da Série B.
Acompanhe todos os lances do jogo pelo Minuto a Minuto do clicRBS.
— Não podemos esquecer que no primeiro turno tivemos três jogos fora de casa, mas neste nós ainda não vencemos. Facilidade na Série B não existe, então temos que ter consciência disso — disse o técnico.
No entanto, o desperdício de dois pontos em casa não é motivo para agitação. Silas garante que a equipe continua muita viva na competição, na zona de acesso à Série A.
— Nós estamos no nosso rumo, não morreu ninguém não, a gente continua vivíssimo na competição e a nossa expectativa para chegar na Série A continua a mesma — completou.
A preocupação de Silas está em se afastar do quinto colocado. A briga entre o segundo e o quinto lugar tem uma diferença de apenas dois pontos. Vila Nova e Santo André, número 2 e 3 da tabela, respectivamente, estão com 47 pontos. O Leão soma 46, uma mais que o Bragantino, que bate na porta de entrada do G-4. Três pontos nesta 27ª rodada pode devolver a vice-liderança ao Avaí, se o resultado for combinado com uma derrota ou um empate do Vila Nova e do Santo André.
As dúvidas de Silas para o jogo são na ala esquerda e no meio. Na lateral, o técnico sacou Fábio Fidélis do time e promoverá a entrada de Zé Rodolfo ou Jef Silva. O mais provável é que, no esquema 4-4-2, ele coloque Zé Rodolfo, com o objetivo de dar característica defensiva à posição. No meio, a possibilidade é de que o técnico substitua Marcus Winícius por Cocito, cujo ponto forte é a marcação.
Alvinegro crê na recuperação
Já o Ceará não vence há quatro rodadas e está em nono, com 36 pontos. Mesmo se ganhar, não mudará sua classificação na tabela, pois o Juventude, em oitavo, têm 39 pontos e 11 vitórias, contra as 10 do Ceará, caso consiga a vitória. Mas o time mantém as esperanças e quer começar uma arrancada para chegar ao G-4. De acordo com as palavras do técnico Lula Pereira, G-3, já que uma vaga é do Corinthians.
— Nós ainda estamos lutando pelo G-3, porque uma vaga é do Corinthians. Temos de continuar com o trabalho e buscar a vitória diante do Avaí — disse o comandante alvinegro ao Globoesporte.com.
Lula terá apenas um desfalque para derrubar um de seus concorrentes a uma vaga na Série A de 2009. O volante Cleisson recebeu o terceiro amarelo e terá de cumprir a automática.
Por outro lado, o também volante Chicão, que não participou do empate com o Bahia, na semana passada, retorna da suspensão. Outra boa novidade é o retorno do lateral-esquerdo Fábio Vidal, recuperado de uma lesão muscular.
Lula, que não confirmou o time, pode fazer outra mudança. O meia Robson Luiz tem chance de começar o jogo como titular e ganhar a vaga de Marcos Paraná.
CLICRBS