| 22/07/2008 22h11min
A seleção brasileira vai enfrentar a Rússia, nesta quarta-feira às 10h de Brasília, na abertura da fase final da Liga Mundial de vôlei masculino, na qual busca seu oitavo título. Vencedor das últimas cinco edições do torneio, o anfitrião Brasil está no grupo E, ao lado dos russos e do Japão, que foi convidado pela Federação Internacional de Vôlei (FIVB). Já na chave F, estão Estados Unidos, Sérvia e Polônia.
De acordo com o regulamento da Liga, as equipes enfrentarão os rivais do próprio grupo na primeira etapa da fase decisiva. As duas seleções mais bem colocadas em cada chave avançarão às semifinais, que serão disputadas no sábado. A grande final e a decisão do terceiro lugar estão programadas para o próximo domingo. Todas as partidas serão realizadas no ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro.
Brasil e Rússia vão se enfrentar nesta quarta e os comandados de Bernardinho esperam uma partida complicada. Segundo o oposto André Nascimento, a equipe precisa tomar
cuidado com os russos:
— A Rússia sempre é um adversário difícil, um time alto e forte, que tem muita força no saque. É preciso ter todo o cuidado com eles.
Já o ponta Samuel, que jogou por oito meses no Lokomotiv Belgorod, da Rússia, disse que o confronto será intenso:
— Os russos têm uma seleção forte, candidata ao título. Uma equipe que tem muita tradição e vem comprovando isso nos últimos anos. Será uma briga intensa, muito boa.
Os brasileiros terminaram a primeira fase com a liderança do grupo A, somando 22 pontos após 10 vitórias e apenas duas derrotas. Por sua vez, a Rússia foi a melhor de sua chave com uma campanha igual à do Brasil. Entretanto, o Japão foi apenas o terceiro no grupo D, perdendo sete jogos e ganhando cinco. Com 17 pontos, ficou atrás de Polônia e China.
Já na chave F, os sérvios vão encarar os EUA às 13h desta quarta, enquanto a Polônia vai folgar na rodada. A Sérvia foi a vice-líder do grupo do Brasil na primeira
fase e somou 19 pontos, com sete vitórias e cinco
derrotas. Os americanos foram bem na sua chave e terminaram em primeiro lugar, com 21 pontos, vencendo nove jogos. A Polônia, incluída no rol dos favoritos pelo meio-de-rede brasileiro André Heller, foi a melhor equipe do grupo D, com números iguais aos EUA.
A fase final da Liga Mundial será também uma forma de preparação para as seis equipes, que estão classificadas para os Jogos Olímpicos de Pequim. Na competição de agosto, o grupo B vai reunir Brasil, Rússia, Sérvia e Polônia, enquanto japoneses e americanos se enfrentarão pela chave A.
Os brasileiros terminaram a primeira fase com a liderança do grupo A, somando 22 pontos após 10 vitórias e apenas duas derrotas
Foto:
Silvio Ávila, Divulgação