| 04/07/2008 18h07min
Liderado por Dante e André Nascimento, o Brasil venceu a Sérvia por 3 sets a 2, com parciais de 17/25, 21/25, 25/21, 25/21 e 15/8, no ginásio Hala Pionir de Belgrado, em partida do grupo A da Liga Mundial de vôlei. Com o resultado, a equipe treinada por Bernardinho segue na liderança da chave, com 13 pontos, enquanto os sérvios continuam em terceiro lugar, com oito.
O Brasil, que entrou em quadra sem Giba e Rodrigão, começou bem a partida e abriu uma vantagem de 4 a 1. No entanto, os donos da casa logo reagiram e passaram à frente no placar.
O destaque da Sérvia no início do jogo foi Ivan Milijkovic, que com uma boa paralela fez 14 a 12. A partir daí, a equipe brasileira não conseguiu esboçar reação e os sérvios fecharam o set vencendo por 25 a 17.
Já a segunda etapa começou mais equilibrada, com o Brasil abrindo 3 a 1 com uma jogada de Dante na diagonal. No entanto, a equipe treinada por Igor Kolakovic reagiu e as duas seleções se alternaram na
liderança até o final. A Sérvia fez 19
a 18 e não perdeu mais a liderança no placar, fechando em 25 a 21 após um belo rally.
O Brasil voltou a repetir o bom início no terceiro set, quando Dante fez 4 a 2 para com um ace. Os atuais campeões olímpicos chegaram a abrir 11 a 4 após um ponto de André Nascimento, mas permitiram a reação do time da casa, que chegou a diminuir a diferença para três pontos. No entanto, com uma boa jogada de Dante e um ponto de Murilo, o Brasil conseguiu vencer o set por 25 a 20.
Precisando empatar o jogo, o Brasil começou bem e chegou a abrir 4 a 2 com Dante, segundo maior pontuador da seleção até o momento. Por sua vez, a Sérvia queria fechar logo a partida e reagiu, empurrada pela torcida que lotava o ginásio Hala Pionir de Belgrado. Um ace de André Nascimento fez o Brasil vencer por 12 a 10, mas logo o adversário voltou a empatar.
André fez o Brasil abrir novamente dois pontos de vantagem com outro saque. A partir daí, conseguiram administrar a vantagem até
fechar o set vencendo por 25 a 21.
A equipe da casa deu a impressão de ter sentido o golpe e pareceu ficar abalada por perder duas chances de fechar a partida. Os brasileiros aproveitaram o momento de fragilidade do adversário e tiveram um início arrasador no tie-break, abrindo 5 a 2. Daí para frente, os campeões olímpicos conseguiram manter uma vantagem confortável e fecharam a partida.
O Brasil venceu a Sérvia por 3 sets a 2, com parciais de 17/25, 21/25, 25/21, 25/21 e 15/8
Foto:
FIVB, divulgação