| 15/07/2008 14h24min
Apesar das restrições de revenda dos ingressos para os Jogos Olímpicos de Pequim, as entradas para a cerimônia de abertura do evento, no dia 8 de agosto, estão sendo vendidas por até 210 mil iuanes (cerca de US$ 30 mi) na internet. O preço original deste ingresso era de US$ 731.
O prazo para a transferência legal dos ingressos, que começou no dia 20 de junho, terminou nesta segunda. E apesar de este tipo de transferência ter que ser realizada obrigatoriamente através do Banco da China nada pôde ser feito pelos funcionários da entidade para evitar que a revenda alcançasse valores altíssimos.
– Estas pessoas usaram o procedimento correto para realizarem as transações no banco. Cobraram dinheiro extra por sua conta. Nada pudemos fazer contra isto – declarou um bancário à agência Xinhua.
Nem a entidade bancária nem o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Pequim (Bocog, em inglês) foram capazes de estimar a quantidade de ingressos revendidos. Algumas transferências, no entanto, foram negadas pelo banco estatal foram negadas por causa de suspeitas sobre vendedores obscuros ou fotos de má qualidade.
Em um país acostumado com a corrupção, a agência estatal chinesa destacou também o ato de caridade de um cidadão de sobrenome Wang, que transferiu seu ingresso da cerimônia de abertura para uma mulher agonizante que desejava ver a seu filho praticar artes marciais no evento.
EFE