| 24/06/2008 14h53min
O ex-presidente americano Bill Clinton afirmou que fará o que estiver em suas mãos para conseguir a eleição à Casa Branca de Barack Obama, que derrotou sua esposa, Hillary Clinton, nas primárias do Partido Democrata. Por seu porta-voz, Matt McKenna, Bill Clinton afirmou que está "obviamente comprometido a fazer o que puder e o que lhe pedirem para garantir que o senador Obama se transforme no próximo presidente dos Estados Unidos". Até o momento, não está claro que papel poderia ter o ex-presidente na campanha democrata pela Casa Branca.
Obama e Hillary Clinton participarão na quinta-feira de um ato a portas fechadas com alguns dos principais doadores da senadora, para tentar convencê-los a oferecer fundos à campanha do virtual candidato democrata. Os dois comparecerão na sexta-feira pela primeira vez em um comício na localidade de Unity, em New Hampshire, para elogiar a unidade do Partido Democrata após os atritos durante o longo processo de primárias.
O
ex-presidente americano Bill Clinton
não deve participar desse ato, pois estará na Europa para dar uma série de conferências. Durante o processo de primárias, Bill Clinton criticou Obama abertamente algumas vezes, afirmando que a oposição do senador à Guerra do Iraque era "um conto de fadas".
O comportamento de Clinton durante esse processo, no qual às vezes pareceu perder o controle e se mostrar irado demais, é considerado um dos fatores que podem ter diminuído votos a Hillary durante as primárias.
Bill Clinton, com a mulher, Hillary, e a filha, Chelsea, durante a campanha da senadora nas prévias democratas
Foto:
Tannen Maury, EFE