| 16/06/2008 17h28min
O ex-vice-presidente dos Estados Unidos e Prêmio Nobel da Paz Al Gore anunciou seu apoio ao virtual candidato presidencial democrata, Barack Obama, a quem disse que ajudará a chegar à Casa Branca.
Gore, que comunicou sua decisão em um e-mail enviado aos simpatizantes de Obama, tornou público seu respaldo em um comício de campanha realizado na noite desta segunda-feira em Michigan.
Até o momento, Gore — que foi vice de Bill Clinton (1993-2001) — tinha se mantido neutro na campanha.
Mas, agora que Obama praticamente assegurou a candidatura democrata frente a Hillary Clinton, Gore decidiu mostrar todo seu apoio público ao senador por Illinois.
— Em algumas horas subirei ao palanque em Detroit (Michigan) para anunciar meu apoio ao senador Barack Obama — assegurou o Nobel da Paz na mensagem.
— A partir de agora e até o dia das eleições, farei de tudo para garantir que
Obama seja eleito presidente dos Estados Unidos — diz Gore, que
foi candidato à Presidência em 2000, quando perdeu para George W. Bush.
O ex-vice-presidente de Clinton acrescentou que Bush, que o derrotou nas eleições de 2000, desonrou e desrespeitou a Constituição e "cometeu os piores erros em política externa da história".
Na mensagem enviada nesta segunda-feira, o ex-vice-presidente afirma que Obama conseguiu criar todo um movimento nos últimos um ano e meio de campanha, e pede a seus seguidores, em seu site, que façam doações à campanha do senador.
— Com a ajuda de milhões de partidários como vocês, Barack Obama trará a mudança urgentemente necessária para resolver os problemas mais difíceis do país — disse Gore.
Antes do discurso, Obama tinha agradecido o apoio do ex-vice-presidente, fato ao qual deu um grande
significado.
— É um visionário, não só para o partido, mas para todo o país — disse Obama.
Al Gore (E) decidiu mostrar todo seu apoio público ao senador por Illinois
Foto:
Jeff Kowalsky, EFE
/
clicRBS