| 09/06/2008 16h42min
O senador democrata Barack Obama iniciou nesta segunda-feira uma viagem de duas semanas pelos Estados Unidos focada na economia, um assunto que preocupa muitos eleitores e sobre o qual tem opiniões divergentes do seu adversário republicano, John McCain.
No final do mês passado, uma enquete realizada pelo centro de pesquisas Pew constatou que 88% dos eleitores indagados consideram a economia o assunto número um a ser considerado no momento de votar nas eleições gerais de 4 de novembro.
Várias pesquisas divulgadas confirmam a crescente ansiedade dos americanos com uma economia em desaceleração, que tem a maior taxa de desemprego em décadas e onde os preços da gasolina não param de subir. Uma pesquisa publicada pelo jornal americano USA Today, diz que 43% dos americanos acreditam viver pior hoje que há cinco anos e só apenas 45% esperam que seus filhos vivam melhor que eles.
Além disso, 78% dos participantes de uma pesquisa divulgada nesta
segunda-feira pela rede de televisão CNN
acreditam que a atual situação econômica é ruim ou muito ruim.
Com esse panorama como cenário de fundo, Obama visita a Carolina do Norte, um estado cuja maioria não vota em um democrata desde 1976. Essa será a primeira parada da viagem "Mudança que funciona para você", que o levará também a estados como Ohio, Flórida e Pensilvânia.
Os analistas acreditam que a viagem pode servir para evidenciar as diferenças entre ele e McCain, que deve discursar amanhã em Washington sobre sua política para impulsionar a criação de postos de trabalho.