| 09/06/2008 11h57min
A maior parte dos americanos afirmou que acredita que as condições econômicas atuais são ruins, mas ao mesmo tempo eles dizem que a situação será muito melhor dentro de um ano, indica uma pesquisa divulgada hoje pela rede de televisão CNN.
A pesquisa, realizada pelo instituto Opinion Research Poll, indica que 78% dos entrevistados acreditam que a situação econômica atual é ruim ou muito ruim. Apenas 19% afirmam que a situação é passageira e 3% disseram que é muito boa. Entretanto, quando os participantes foram perguntados sobre como estará a situação econômica dentro de um ano, 46% responderam que a situação estará um pouco melhor e 6% acreditam que estarão muito boas.
A empresa que realizou a pesquisa fez perguntas para 1.035 adultos entre 4 e 5 de junho depois de o senador Barack Obama se garantiu como candidato presidencial do Partido Democrata para as eleições de novembro.
A economia dos EUA vem caindo há quase dois anos por causa da queda no
mercado imobiliário — uma crise do
crédito que arrasou alguns dos principais bancos financeiros — e ao aumento acelerado dos preços da energia.
A taxa de desemprego subiu cinco décimos em maio, o maior aumento percentual em duas décadas, e chegou a 5,5%. Neste mês, mais de 800 mil pessoas entraram na fila do desemprego, o maior número em um mês desde 1975.