» visite o site do RuralBR

 | 06/06/2008 23h13min

Bacia leiteira do Paraná se prepara para receber certificação do Ministério da Agricultura

Localizada em Castro está uma das melhores bacias do Brasil, segundo institutos de pesquisa

Kátia Baggio  |  reportagem@canalrural.com.br

A bacia leiteira de Castro, no Paraná, é considerada a melhor do Brasil por instituições de pesquisa e associações nacionais do setor. Uma só usina da cidade tem capacidade para processar 400 mil litros de leite por dia e atende indústrias de alto padrão internacional. Integrantes da cadeia produtiva de leite da região estão se preparando para receber a certificação do Ministério da Agricultura.

Uma fazenda de Castro tem os estábulos em local de boa circulação de ar. As vacas holandesas produzem melhor em temperaturas perto de cinco graus. Os cuidados com o meio ambiente incluem o tratamento dos dejetos, que são reaproveitados, como biofertilizante. Mas, no caso do produtor Maurício Greidanus, o desafio para receber a certificação é treinar os funcionários.

As normas são estabelecidas por um programa do Ministério da Agricultura, coordenado pela pesquisadora Roberta Züge, do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar).

Testes em laboratório também serão exigidos para a certificação. No Brasil, menos de 10 laboratórios têm este equipamento eletrônico, instalado no Tecpar para a investigação de resíduos de antibióticos.

CANAL RURAL

© 2011-2012 RuralBR.com.br

Todos os direitos reservados

Grupo RBS