| 21/05/2008 22h10min
Com dois milhões de hectares plantados em 2007 e uma previsão de colheita de quase 43 milhões de sacas em 2008, o Brasil é o principal produtor e fornecedor mundial de café. Para discutir as perspectivas do mercado, certificações, tendências de produção e, principalmente, exportações, especialistas do setor estão reunidos na 17ª edição do Seminário Internacional do Café de Santos, em São Paulo.
De todo o café que sai do país, 65% passa pelo porto de Santos. A distribuição da produção foi um dos pontos principais do debate. Com 13 km de cais acostável e uma capacidade instalada de aproximadamente 81 milhões de toneladas, o Porto de Santos é o principal ponto de escoamento das exportações brasileiras passando por melhorias na infra-estrutura.
Das 28 milhões de sacas que devem ser exportadas este ano, apenas 100 mil correspondem ao produto torrado, moído e embalado. Aumentar esse número não é tarefa fácil, pois países consumidores de café impõe barreiras tarifárias que dificultam a entrada de produtos acabados.
Segundo a Organização Internacional do Café, cada brasileiro consome 5,53 kg por ano, enquanto a média nos países desenvolvidos é um pouco menor, de 5,52kg. A diferença é que o consumo interno nacional vem crescendo 4% ao ano, número significativo se comparado ao restante do mundo, que apresenta uma média de crescimento moderada de 1,5% anual.
CANAL RURAL
De acordo com a OIC, cada brasileiro consome uma média de 5,53 kg de café por ano
Foto:
Divulgação/Seapa