| 15/05/2008 16h38min
O setor agrícola brasileiro quer que o governo aumente o volume de recursos para o financiamento da safra 2008/2009 para R$ 110 bilhões. Na safra passada, o valor disponibilizado foi de R$ 73 bilhões.
A proposta foi apresentada nesta quinta-feira, dia 15, pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) ao ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, como sugestão ao Plano Agrícola e Pecuário deste ano.
Além disso, as entidades pedem a facilitação do acesso ao crédito, a redução dos juros do crédito rural de 6,75% para 5% e a redução do spread bancário (diferença entre o que os bancos pagam para captar e cobram para emprestar).
Ao apresentar a proposta, o presidente da Comissão Nacional de Crédito da CNA, Carlos Sterotto, destacou a posição do Brasil no cenário mundial de produção de alimentos.
– Ninguém visiona o aumento da produção de alimentos sem crédito rural.
Segundo Sterotto, se as reivindicações do setor forem atendidas, a próxima safra poderá ter um incremento de 20% sobre a anterior, que foi de 143 milhões de toneladas.
Stephanes não quis adiantar se as reivindicações serão incorporadas ao plano, mas disse que isso é possível porque "foram trabalhadas em conjunto com o setor produtivo".
AGÊNCIA BRASIL