» visite o site do RuralBR

 | 28/04/2008 21h55min

Secretário reafirma intenção de ampliar área da Agrishow, em Ribeirão Preto

João Sampaio ressaltou, entretanto, que apenas discute idéia se ela ficar restrita à área estática do parque de exposições

Raphael Servo  |  reportagem@canalrural.com.br

O secretário da Agricultura do Estado de São Paulo, João Sampaio, reafirmou a intenção de mudar a forma da concessão da área onde é realizada a Agrishow, em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. Ele foi entrevistado durante o Rural Notícias, nesta segunda-feira, dia 28, quando foi aberta a edição deste ano do evento.

O secretário ressaltou, porém, aceita discutir a idéia apenas se ela ficar restrita à chamada área estática do local de exposições.

– A área toda da fazenda não tem a menor condição de discutir, mas sim onde estão montados os estandes, onde tem estacionamentos, que é uma área não utilizada para pesquisas – afirmou.

Sampaio justificou a ressalva na própria legislação estadual, que proíbe a concessão de áreas destinadas a pesquisa para outras finalidades.

Mais colheitadeiras

Sobre os negócios da Agrishow 2008, o secretário disse acreditar em um reforço nas vendas de colheitadeiras de cana-de-açúcar. Segundo ele, um estímulo para o aumento nas vendas é o protocolo agroambiental assinado pelo governo de São Paulo com o setor sucroalcooleiro, que prevê o fim da queimada para a colheita da cana. Os prazos são 2014 para áreas mecanizáveis e 2017 para as não-mecanizáveis.

 – Mas o setor respondeu de forma muito mais efetiva a esse chamado e a mecanização avançou muito mais rápido do que a gente imaginava e a perspectiva é de que avance ainda mais rápido – concluiu.

O secretário comprometeu-se a discutir a reivindicação dos organizadores da Agrishow com o governador de São Paulo, José Serra e com a Assembléia Legislativa, já que a mudança na concessão depende de projeto de lei.

Na tarde desta segunda ele já havia concordado que o prazo maior torna possível a realização de obras que ampliem, por exemplo, a quantidade de banheiros, restaurantes ou o auditório. Mas o secretário ressaltou que a iniciativa depende da apresentação de um projeto pelos organizadores e envolveria apenas a chamada área estática, onde são localizados os estandes.

– Precisa de investimento de longo prazo. O sistema Agrishow vai apresentar o projeto e se atender aos critérios, eu vou ser o grande defensor no governo do Estado – garantiu.

CANAL RURAL

© 2011-2012 RuralBR.com.br

Todos os direitos reservados

Grupo RBS