| 28/04/2008 19h27min
De acordo com o assessor de Relações Internacionais da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Gerson Simão, estão confirmadas na Expozebu 2008 comitivas da Colômbia, Venezuela, Bolívia, Panamá, Estados Unidos, Costa Rica, Paraguai, Equador, México, Senegal, Mauritânia, França, Inglaterra, Irlanda e Angola.
A expectativa é de que cerca de 500 visitantes estrangeiros de mais de 30 países passem pelo Parque Fernando Costa.
Durante os 13 dias de feira, os visitantes estrangeiros serão recepcionados no Salão Internacional, aberto todos os dias do evento das 8h às 20h, que conta com uma equipe de 22 intérpretes fluentes em espanhol e inglês.
A programação inclui rodadas de negócios, palestras e farm-tours, visitas diárias a fazendas da região, centrais de inseminação, laboratório de transferência de embrião e empresas de produtos veterinários.
Protocolo sanitário Brasil Panamá será assinado
O Salão Internacional ainda será palco, no dia 2 de maio, às 14h, da assinatura do protocolo sanitário entre Brasil e Panamá, um marco para as negociações de material genético, pois o Brasil não possui acordo sanitário com nenhum país da América Central. Com essa abertura, a expectativa é de que outros paises abram suas portas para a genética zebuína brasileira. Pelo Panamá, assina o protocolo o ministro de Agricultura daquele país, Guillermo Salazar. Da parte brasileira, a expectativa é de que o ministro da Agricultura Reinhold Stephanes esteja presente.
O evento faz parte do Projeto Comprador, do Brazilian Cattle Genetics, consórcio de exportação independente criado pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) em parceria com a Apex-Brasil, que ainda trará para a exposição jornalistas da Colômbia, Inglaterra e Irlanda, um criador do Paraguai, um jurado da Costa Rica e empresários da Venezuela.
A ExpoZebu 2008 acontece de 28 de abril a 10 de maio.
ABCZ