| 28/04/2008 18h51min
Entre os assuntos que serão apresentados durante o Simpósio Zebu: Pecuária Sustentável, que acontece nos dias 04 e 05 de maio, durante a ExpoZebu 2008, está o mercado para crédito de carbono. O tema será abordado pelo Cientista Sênior do Woods Hole Research Center e Co-Fundador do Intituto de Pesquisa da Amazônia (IPAM), Daniel Nepstad, no dia 05, às 9h, no Salão Nobre da ABCZ.
Os créditos de carbono são certificados de redução de emissões de poluentes lançados negociados no âmbito do MDL (Mecanismo de Desenvolvimento Limpo), um instrumento do Protocolo de Kyoto para auxiliar a redução de gases poluentes na atmosfera.
Segundo Nepstad, o mercado de carne está em processo de transformação. A cobrança pela qualidade social e ambiental é cada vez maior. Em breve, esta demanda vai aumentar ainda mais através de novos mercados para carbono.
– O pecuarista brasileiro está muito bem posicionado para liderar a transformação da
pecuária, aonde o produto vai além da carne. A
indústria brasileira de pecuária precisa agir agora para acrescentar o carbono, a conservação ambiental, e a responsabilidade social como "produtos" remuneráveis. Os mecanismos para aproveitamento desse espaço no mercado já existem – informa o pesquisador.