» visite o site do RuralBR

 | 25/04/2008 17h31min

ExpoZebu deve receber mais de 500 visitantes internacionais

Salão Internacional , área construída especialmente para os estrangeiros, conta com uma equipe de 22 intérpretes

Seis jornalistas de países europeus, como Inglaterra e Irlanda, estarão na ExpoZebu 2008 - maior feira pecuária de zebuínos - para conhecer a qualidade do gado brasileiro. Nos últimos tempos, a carne bovina produzida no Brasil vem sofrendo duras críticas de pecuaristas desses países, que querem frear as exportações do produto para o mercado europeu como forma de proteger a produção local. A vinda do grupo da União Européia é uma oportunidade da cadeia produtiva da carne bovina mostrar como realmente é o sistema de produção do Brasil, cujo gado é criado a pasto, portanto, livre de doenças como a vaca louca.

Os jornalistas, especializados em agronegócio, vão conhecer como o gado zebuíno é tratado nas fazendas, basicamente à base de capim, e também os avanços na área de reprodução animal. Eles irão visitar a ExpoZebu 2008, onde mais de 3 mil zebuínos voltados para a produção de genética estarão expostos. O grupo chega a Uberaba (MG) no dia 3 de maio, quando acontece a inauguração oficial da exposição, e permanece na cidade até 4 de maio. Eles irão visitar fazendas da região e centrais de inseminação. A vinda do grupo europeu faz parte da parceria entre o consórcio de exportação Brazilian Cattle, a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (ABIEC) e a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).

Além dos europeus, estarão na ExpoZebu jornalistas da Colômbia. A expectativa é de que mais de 500 visitantes internacionais passem pela feira durante o período de 28 de abril a 10 de maio. Eles serão recepcionados no Salão Internacional, área construída especialmente para os estrangeiros e que conta com uma equipe de 22 intérpretes fluentes em espanhol e inglês. O local ainda oferece o serviço de farm tour, que são visitas às fazendas e empresas do setor pecuário da região.

O Salão Internacional ainda será palco, no dia 2 de maio, às 14h, da assinatura do protocolo sanitário entre Brasil e Panamá, um marco para as negociações de material genético, pois o Brasil não possui acordo sanitário com nenhum país da América Central. Com essa abertura, a expectativa é de que outros paises abram suas portas para a genética zebuína brasileira. Pelo Panamá, assina o protocolo o ministro de Agricultura daquele país, Guillermo Salazar. Da parte brasileira, a expectativa é de que o ministro da Agricultura Reinhold Stephanes esteja presente.

GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS

© 2011-2012 RuralBR.com.br

Todos os direitos reservados

Grupo RBS