| 03/04/2008 10h09min
Apesar de ter chegado em Rio Grande às 9h17min, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva começou a se deslocar para o local onde está sendo contruída a plataforma P-53 às 9h50min. Durante este período, Lula e a comitiva, composta por ministros e políticos, além da governadora Yeda Crusius, assistiram a um vídeo na empresa Quip, responsável pela obra. Logo após, usando um capacete branco e guardapó laranja, Lula seguiu até a plataforma caminhando pelo pátio da empresa e cumprimentando os funcionários.
Além da plataforma P-53, Lula visitará as obras do Dique Seco. Entre os que acompanham o presidente estão os ministros Edison Lobão, de Minas e Energia, Dilma Rousseff, da Casa Civil, Nelson Jobim, da Defesa, Franklin Martins, da Comunicação e Fernando Haddad, da Educação.
A P-53 chegou ao Porto de Rio Grande no dia 4 de setembro de 2007, para a fase final de sua construção, após ser trazida de Cingapura. A conclusão dos trabalhos está prevista
para o quarto trimestre de
2008. Em seguida, a plataforma será instalada na Bacia de Campos, no campo de Marlim Leste, em local cuja profundidade do mar é de 1.080 metros. A P-53 terá capacidade de produzir 180 mil barris/dia de óleo e 6 milhões de metros cúbicos de gás. O investimento na plataforma é de US$ 1,3 bilhão.
Em sua breve passagem pelo Estado, Lula estará à tarde, em Porto Alegre, para assinar três contratos de obras de saneamento em 15 municípios que integram o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Da capital gaúcha, a comitiva presidencial parte para Brasília às 17h40min.
Leia matéria completa sobre a visita de Lula ao RS em Zero Hora desta sexta-feira