| 20/03/2008 19h35min
A Petrobras anunciou nesta quinta-feira o início dos estudos de viabilidade para a construção de um duto de 920 quilômetros destinado ao transporte de etanol para a exportação. O anúncio foi feito em cerimônia liderada pelo presidente, Luiz Inácio Lula da Silva.
O duto poderá conectar as plantas de produção de etanol do Mato Grosso do Sul — Estado que faz fronteira com a Bolívia e o Paraguai — com o porto de Paranaguá, no estado do Paraná e sobre o oceano Atlântico.
— O protocolo assinado hoje nos dá um grande potencial porque, a partir de Paranaguá podemos enviar etanol a todo o mundo — afirmou Lula durante a cerimônia.
A obra, caso seja executada, será a segunda do tipo no Brasil, o maior produtor e exportador mundial de etanol combustível de cana-de-açúcar. A Petrobras assinou em fevereiro passado um acordo com a japonesa Mitsui e com a Camargo Correa para construir o primeiro duto destinado a transportar etanol, combustível que já movimenta
grande parte da frota nacional.
O duto passará por Goiás e São Paulo e transportará o etanol processado por estes dois importantes estados produtores de cana-de-açúcar no maior mercado consumidor do Brasil e em um local próximo ao principal porto do país.
O projeto para o duto foi objeto de um acordo de cooperação assinado hoje em Foz do Iguaçu pelo presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, e os governadores do Mato Grosso do Sul, André Pulcinelli, e Paraná, Roberto Requião. As três partes se comprometeram a trabalhar nos respectivos estudos de viabilidade econômica e técnica do duto.
Lula visita visita Florianópolis para a assinatura de ordem de serviço para obras do PAC
Foto:
Flávio Neves