| 25/02/2008 11h13min
Começou por volta das 10h30min, no Ministério da Agricultura, uma reunião entre veterinários da União Européia e técnicos da Secretaria de Defesa Agropecuária. A assessoria de imprensa do ministério esclareceu que na próxima segunda-feira chega ao Brasil mais um grupo de veterinários europeus.
A missão, composta por dois veterinários, inicia nesta semana visitas às fazendas que constam de uma lista enviada na última sexta-feira para Bruxelas. A partir da próxima semana, com a chegada de um novo grupo, a expectativa é de intensificação das visitas. Os europeus irão de dividir em três equipes.
Da lista enviada na semana passada para Bruxelas, constam fazendas dos seis Estados habilitados para exportar para o bloco europeu: Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais. A decisão sobre os Estados e o número de fazendas que será visitado cabe aos europeus. A expectativa é que 30 fazendas sejam escolhidas.
Após a
avaliação, os europeus voltarão para
Bruxelas e irão elaborar um relatório com avaliações sobre o sistema de rastreabilidade do rebanho bovino brasileiro. Com a conclusão deste relatório, a União Européia pode sinalizar com a suspensão do embargo imposto à carne brasileira desde o dia 1º deste mês.