| 28/01/2008 16h40min
Nem mesmo a chuva constante que cai desde domingo sobre o Paraná abala o otimismo dos expositores do 20º Show Rural Coopavel, que acontece até sexta, dia 1º de fevereiro, em Cascavel. Representantes das empresas que estão exibindo produtos e inovações na feira acreditam que o aquecimento da economia brasileira registrado em 2007 vai se refletir em bons negócios no campo. Embora o foco do Show Rural seja a apresentação e difusão de novas tecnologias, muitos negócios devem ser fechados nos cinco dias da feira.
- A expectativa é grande. Essa feira tem tudo para ser a melhor dos últimos anos, porque a economia está dando sinal de aquecimento - afirma o representante da empresa de troncos para tratamento de gado Romancini, Ricardo Sbardelotto.
Rodrigo Amaral, vendedor da Santiago & Cintra, empresa que vende equipamentos para agricultura de precisão, também está confiante no aquecimento dos negócios, lembrando que a busca de eficiência na produção tem ampliado o mercado para equipamentos tecnológicos.
- A precisão que o GPS oferece no plantio e aplicação de insumos garante economia e melhor rendimento - explica.
Na área de maquinário de porte, com custo maior e aplicações específicas, a expectativa também é boa. O representante da Catterpillar no Paraná, Airton Silva, trouxe para a feira um gigante de força: o trator de esteira Challenger, que faz 40 km/h puxando uma plantadeira de 32 linhas. O preço? US$ 330 mil.
- Essa máquina tem sido muito requisitada para plantações de grande extensão, áreas de cana, soja. No Brasil já há 15 exemplares da Challenger vendidas e em uso.
A New Holland, que também trabalha com maquinário de grande porte, aposta numa comercialização de R$ 3 milhões até o final da feira.
- Nessa feira há potencial para venda de pelo menos 10 máquinas, além de muitos negócios que ficam encaminhados e são fechados nas semanas seguintes - diz Romulo Pacher,
vendedor da Shark, empresa que comercializa a marca New Holland em
São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. - Esta deve ser a melhor feira dos últimos 10 anos - completa.
Apesar de não abalar as perspectivas de vendas, o mau tempo não tem colaborado com quem veio visitar o evento. A chuva que caiu durante todo o dia impediu que agricultores e produtores acompanhassem palestras e demonstrações previstas para áreas de plantio experimental, em campo aberto. A solução foi passear entre os estandes cobertos e esperar o tempo passar no galpão do restaurante.
O trator de esteira Challenger tem capacidade para semear até 500 hectares de área a cada 24 horas
Foto:
Lenara Londero
/
Canal Rural