| 27/01/2008 22h07min
Esta segunda, dia 28, marca o início da 20ª edição do Show Rural Coopavel, realizado anualmente no Centro Tecnológico da Cooperativa em Cascavel, no Paraná. Os organizadores do maior evento de difusão tecnológica agropecuária da América Latina esperam receber 140 mil produtores rurais e especialistas até o dia 1º de fevereiro.
Nos 72 hectares do Centro Tecnológico serão apresentados mais de 5 mil experimentos idealizados por 320 expositores. Serão exibidas soluções para agricultura, pecuária de leite, avicultura, suinocultura, agroecologia e produção de bioenergia, entre outras. Para manter toda essa estrutura funcionando do início ao fim da feira, a Coopavel mobilizou 600 funcionários da Cooperativa, além de 1,5 mil trabalhadores de empresas expositoras e 1,56 mil funcionários terceirizados.
A Emater-PR preparou 30 mil metros quadrados de área com novidades para as cadeias produtivas do leite, olericultura e fruticultura, com destaque para a vitivinicultura - no estande da instituição os visitantes podem conferir como a uva era esmagada com os pés em tachos, à moda antiga, e como a bebida é preparada atualmente, com controle das etapas do início ao fim do processo de vinificação.
A Embrapa também marca forte presença no Show Rural Coopavel, apresentando pesquisas e inovações desenvolvidas em 19 unidades da empresa espalhadas pelo país. Entre as novidades estão o kit de análise de biogás da Unidade de Suínos e Aves, de Concórdia (SC); a apresentação de resultados da pesquisa em micromanipulação de embriões, em andamento na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, de Brasília - DF; o aproveitamento do lodo de esgoto e resíduos vegetais na agricultura, preparado pela Embrapa Instrumentação Agropecuária de São Carlos (SP); e a produção integrada de trigo e soja, da Embrapa Soja (Paraná); entre outros experimentos.
Na Casa da Embrapa visitantes poderão acompanhar ao longo da feira 26 palestras de diversos temas. As vagas devem ser reservadas com
antecedência no estande da
empresa, já que o local comporta apenas 40 pessoas de cada vez.
Agroenergia e agroecologia
A agroenergia e a agroecologia ganharam destaque nesta edição da feira, e Emater, Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e Embrapa colocaram em exibição na feira culturas e tecnologias para a produção de biocombustíveis. As três instituições e o Ministério do Desenvolvimento Agrário, juntamente com a Itaipu Binacional e a Coopavel, também apresentam um espaço de 1,5 mil metros quadrados montado para mostrar o exemplo de uma propriedade agroecológica.
Infra-estrutura
Com caminhos recobertos por pedras e gramados, urbanização e paisagismo atraentes e estandes de empresas muito bem elaborados, a visita ao Show Rural tem atrativos que vão além das inovações tecnológicas para quem busca eficiência e produtividade no campo. O estacionamento tem 16 mil vagas - 10 mil das quais
sombreadas por árvores - e o ingresso de veículos é organizado e facilitado por
orientadores. Áreas de descanso, lagos artificiais e esculturas de areia tornam a visita à feira interessante também para quem não está tão próximo do mundo rural. Há bebedouros e sanitários espalhados pelo parque, e boa parte das passarelas são totalmente cobertas, com proteção garantida contra sol e chuva. Chuva esta, aliás, que chegou no domingo, primeiro dia de visitação ao parque, e que promete estar presente pelo menos até a quarta-feira.
Pra quem pretende andar por tudo e conhecer todas as inovações, fica a dica: coloque um tênis nos pés, roupas confortáveis e carregue um guarda-chuva. E se a fome for muita, é bom levar um lanchinho de casa - a única opção de refeição no espaço da feira é o restaurante da Coopavel, que atende apenas das 12h às 14h. Para os adeptos da sobremesa, a opção é comprar um sorvete ou picolé nos quiosques espalhados pelo parque.
Experimentos com diversas variedades de milho podem ser conferidos no evento
Foto:
Lenara Londero
/
Canal Rural