| 24/01/2008 06h27min
O Comitê Técnico Consultivo do Sistema Nacional de Certificação das Unidades Armazenadoras, reunido nessa quarta-feira, dia 23, definiu o perfil para o auditor responsável pela fiscalização dessas unidades.
– A capacitação da mão-de-obra é fundamental (é preciso apresentar um programa de capacitação dos empregados da unidade) – afirmou Denise Deckers, assessora da diretoria da Comissão de Estoques da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
A reunião foi a primeira desde a publicação da Portaria nº 173/07, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que aprova os requisitos técnicos obrigatórios ou recomendados para a certificação de unidades armazenadoras em ambiente natural.
Segundo Denise Deckers, os futuros auditores terão que ser engenheiros agrícolas ou agrônomos e deverão fazer curso com carga de 45 horas, dado pelo Centro Nacional de Treinamento em Armazenagem (Centreinar). As normas, no entanto, só passarão a valer em janeiro de 2009.
A Conab estabelece que a unidade armazenadora tem que ser certificada por uma entidade definida pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). De acordo com Fátima Leoni, técnica da Divisão de Programas de Avaliação de Conformidade do Inmetro, são feitas auditorias periódicas para acompanhar o trabalho.
– Os técnicos só poderão ir a uma unidade armazenadora acompanhados por auditor qualificado para esse tipo de vistoria – explicou.
Nova reunião do comitê está marcada para 27 de fevereiro, em Brasília.
Companhia Nacional de Abastecimento exige curso no Centro Nacional em Armazenagem (Centreinar) e declara que mão-de-obra capacitada é fundamental
Foto:
Renoir Sampaio
/
Agência RBS