» visite o site do RuralBR

 | 14/11/2007 16h22min

Mais 24 mil aves de quatro fazendas são sacrificadas na Inglaterra

Medida foi adotada como precaução, para evitar propagação do contágio do vírus H5N1

Cerca de 24 mil aves de quatro fazendas do leste da Inglaterra serão sacrificadas como "medida de precaução", depois que na terça, dia 13, se confirmou que a variante detectada em perus de uma granja de Suffolk é o vírus H5N1 da gripe aviária.

Um porta-voz do governo britânico confirmou nesta quarta, dia 14, esta nova medida, mas afirmou que ainda não se sabe se as aves, todas elas perus, tenham contraído o vírus.

Na fazenda afetada de Redgrave Park, na fronteira entre os condados de Suffolk e Norfolk, onde se detectou o vírus no domingo, dia 11, continua a operação para sacrificar 6,5 mil aves.

Uma das quatro novas fazendas que terão os animais sacrificados está dentro da área de proteção estabelecida pelo governo de três quilômetros de diâmetro ao redor da primeira granja afetada.

O governo também delimitou outra área de vigilância de dez quilômetros, dentro da qual ficam as outras três fazendas. Nessas zonas, restringiu-se o movimento de aves, e as aves de granja devem ser isoladas das silvestres.

As autoridades britânicas investigam qualquer "contato perigoso" entre a fazenda onde se detectou o foco e outras próximas, através de pessoas, animais selvagens ou movimento de pássaros.

– Até agora, não confirmamos o vírus em nenhuma destas quatro fazendas – esclareceu o veterinário assessor do Governo, Fred Landeg, que informou que as medidas adotadas eram de "precaução, para prevenir qualquer propagação potencial da doença".

Ele pediu aos donos de granjas que mantenham uma atitude "extremamente vigilante" para detectar outros possíveis sinais do vírus e para praticar "as mais altas medidas de biossegurança".

AGÊNCIA EFE

© 2011-2012 RuralBR.com.br

Todos os direitos reservados

Grupo RBS