| 12/11/2007 16h22min
A cepa do vírus do tipo H5 da gripe aviária foi detectada em perus de uma fazenda próxima à localidade de Diss, no condado de Norfolk, leste da Inglaterra, segundo confirmou nesta segunda, dia 12, o Ministério do Meio Ambiente, Alimentos e Assuntos Rurais do Reino Unido (Defra).
Todos os 5 mil animais da fazenda serão sacrificados. A propriedade fica na divisa entre Norfolk e o condado de Suffolk, onde também há gansos e patos.
O governo estabeleceu uma zona de proteção de 3 quilômetros de diâmetro e outra área de vigilância de 10 quilômetros ao redor da fazenda, para restringir os movimentos e tentar deter o vírus.
O Defra disse que investiga agora a conveniência de adotar novas medidas por causa da detecção da cepa.
Fred Landeg, um dos veterinários assessores do governo, pediu a todos os granjeiros que permaneçam "atentos", apesar de não considerar provável que exista algum vínculo entre este foco e o de fevereiro em Holton, onde 160 mil aves foram sacrificadas, no condado de Suffolk.
AGÊNCIA EFE
A propriedade onde foi detectado o foco do vírus fica na divisa entre Norfolk e o condado de Suffolk, no leste da Inglaterra
Foto:
Roni Rigon
/
Agência RBS