Tudo sobre as principais vagas de emprego no Rio Grande do Sul, cursos, concursos e educação. Fique por dentro das novidades sobre a educação e conheça os novos concursos e cursos espalhados no Rio Grande do Sul e na sua região.
É na época da quaresma que a Vigilância Sanitária reforça a fiscalização e alertando o consumidor na hora de comprar peixes, pois é no período que antecede a Semana Santa, que o consumo de peixe e outros alimentos perecíveis aumenta. Por isso é preciso lembrar de ter muito cuidado na hora de comprar esses alimentos frescos. O peixe, por exemplo, pode ser comercializado em locais que não oferecem higiene adequada, além de não possuírem registro sanitário.
>> Quais são as suas dicas para comprar peixe fresco?
Dicas para escolher o pescado
A Agência Nacional da Vigilância Sanitária (Anvisa) ensina o consumidor a ter atenção na escolha do pescado para garantir a qualidade do produto que vai à mesa seguindo os principais cuidados em relação aos locais de venda, do peixe fresco, do bacalhau e dos crustáceos.
Locais de Venda
- Verifique limpeza e organização do estabelecimento;
- Os produtos devem estar expostos sempre em cima das prateleiras e, quando refrigerados, mantidos na temperatura indicada pelo fabricante;
- Verifique as condições da embalagem;
- Observe no rótulo o nome do fabricante, endereço e data de validade;
- Opte pelo peixe que oferece maior durabilidade;
- Adquira os alimentos congelados somente no final das compras.
Peixe Fresco
- Verifique se está livre de contaminantes físicos como areia, pedaços de metais, plásticos ou poeira; químicos, como combustíveis, sabão e detergentes; e biológicos, como bactérias, vírus e moscas;
- A aparência deve estar livre de manchas, furos ou cortes na superfície;
- As escamas precisam estar bem firmes, resistentes, translúcidas e brilhantes;
- A pele deve ser úmida, firme e bem aderida;
- Os olhos devem ocupar toda a cavidade, ser brilhantes, salientes e sem a presença de pontos brancos no centro;
- A membrana que reveste a guelra deve estar rígida e oferecer resistência à sua abertura. A face interna deve estar brilhante e os vasos sanguíneos, cheios e fixos;
- As brânquias devem ser da cor rosa ao vermelho intenso, úmidas, brilhantes e sem presença de muco;
- O abdômen deve estar fortemente aderido aos ossos e com elasticidade marcante; Odor, sabor e cor: característicos da espécie que se trata.
- O produto deve estar mantido sob refrigeração ou sobre uma espessa camada de gelo.
Bacalhau
- O produto deve ser armazenado em local limpo, protegido de poeira e insetos;
- Verifique se não há presença de mofo, ovos ou larvas de moscas, manchas escuras ou avermelhadas, limosidade superficial, amolecimento e odor desagradável.
Crustáceos
- O aspecto deve ser brilhante, úmido e o corpo deve estar em curvatura natural e rígida. As patas devem ser firmes e resistentes, as pernas inteiras e firmes, a carapaça bem aderente ao corpo e os olhos bem destacados;
- A coloração não deve apresentar coloração alaranjada ou negra na carapaça e deve ser própria da espécie e sem qualquer pigmentação estranha.
- Cheiro próprio e suave.
Com informações: Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)
Mapa do Site | Dúvidas Frequentes | Fale com o hagah | Anuncie
© 2006 - 2013 hagah.com.br
Todos os direitos reservados
Grupo RBS