Tudo sobre as principais vagas de emprego no Rio Grande do Sul, cursos, concursos e educação. Fique por dentro das novidades sobre a educação e conheça os novos concursos e cursos espalhados no Rio Grande do Sul e na sua região.
Um belo dia você está andando pelas ruas de Curitiba (ou da região metropolitana) e encontra uma certa pessoa. Você olha, se encanta, se apaixona e começa um namoro. Tudo é lindo, colorido, mágico e a sua vida ganha um novo direcionamento.
Nada pode estragar, certo? CERTO?!?
Isso vai depender de como será o dia em que você terá que conhecer os pais dele ou dela. Os primeiro encontro com os futuros sogros é o tema desta entrevista com Melina Veloso, da Maria Festeira, empresa que atua no ramo de organização de eventos.
Qual a maior encrenca que você já passou quando conheceu os pais do seu namorado ou namorada?
hagah - O que é melhor? Fazer uma surpresa ou investigar com a namorada/o os gostos dos possíveis futuros sogros?
Melina Veloso - É sempre melhor investigar com o namorado ou namorada os gostos dos possíveis sogros. Caso contrário, inúmeras gafes podem ser cometidas. Por exemplo, você preparou um churrasco e eles são vegetarianos ou você passou a tarde fazendo uma sobremesa super elaborada, cheia de chocolate ou leite condensado e um deles é diabético.
Existe também o risco de errar na decoração. Você encheu a casa de flores e um deles ser alérgico ou fez uma iluminação com velas e eles simplesmente não suportam velas. E tem o risco de errar na trilha sonora, colocando um super set de jazz e lounge e eles gostam mesmo é de rock’n roll.
Por isso, é sempre bom conversar antes e entender um pouco mais sobre os gostos e hábitos de seus futuros sogros para garantir o sucesso do evento e uma boa impressão sobre você.
hagah - A roupa para este encontro deve seguir algum protocolo ou ideal é seguir o padrão usual para não parecer forçado?
Melina Veloso - A roupa deve ser, de preferência, discreta. Isto não significa que você tenha que deixar toda a sua personalidade e ousadia de lado, mas também não precisa agredir ninguém. Se você tem o braço inteiro tatuado, adora usar calças rasgadas e tênis pra lá de gastos, não precisa se transformar em um mauricinho, mas tenha bom senso e use pelo menos uma camisa de manga comprida e um tenis limpo para não causar má impressão.
Para as mulheres, saias muito curtas e decotes muito profundos também não são bem vindos. Voê pode e deve manter a sua personalidade, mas procure saias na altura dos joelhos, decotes moderados, calças não muito justas, cores não muito chamativas e maquiagem leve.
hagah - Flores e presentes neste tipo de encontro parece muito precipitado?
Melina Veloso - Manda a etiqueta que qualquer pessoa que esteja sendo convidada pela primeira vez a ir à casa de alguém, leve um pequeno presente como forma de agradecimento.
Os mais comuns e seguros são flores e vinhos. Qualquer coisa muito diferente disso pode sim paracer pretencioso ou precipitado, portanto não é bom exagerar, escolha algo simples e sóbrio para não correr riscos.
hagah - Fazer este tipo de encontro em um restaurante ao invés da residência do namorado/a parece mais informal?
Melina Veloso - Fazer este tipo de encontro em um restaurante parecerá certamente mais informal. Receber os futuros sogros em casa é muito mais arriscado e implica em um grau de intimidade muito maior, uma vez que eles irão conhecer de perto onde e como você vive.
Você pode por exeplo ter esquecido uma peça íntima no banheiro, um sapato embaixo do sofá, seu cachorrinho de estimação pode ter escondido um osso embaixo da almofada na qual sua futura sogra se encostou ou fazer xixi na perna do seu futuro sogro.
Ou seja, é muito mais arriscado.
Este tipo de encontro em um restaurante proporciona um ambiente neutro,com menos intimidade, muito mais seguro e sem preocupações como: será que a casa está arrumada, a comida passou do ponto ou quem vai arrumar esta bagunça depois?
hagah - E com relação ao comportamento? Como proceder? Piadas para quebrar o gelo ou papo sério para mostrar mais segurança?
Melina Veloso - A opção mais segura é optar pela discrição, ou seja, gestual delicado e comedido, sem muitas extravagâncias, evitando cumprimetos muito calorosos e gestuais exagerados.
Piadas para quebrar o gelo são bem vindas, mas sempre com muito cuidado. Uma vez que vocês ainda não se conhecem, procure não tocar em assuntos polêmicos como política e religião e não faça nenhum comentário racista, discriminatório ou ploiticamente incorreto.
hagah - Como proceder com as bebidas alcoólicas?
Melina Veloso - Bebidas alcoólicas podem ser oferecidas, porém com moderação. Um whisky para começar e um vinho para acompanhar a refeição são sempre bem-vindos, mas não esqueça de harmonizar toda e qualquer bebida com os pratos que serão servidos e oferecer sempre água mineral para acompanhar.
hagah - A pessoa quer cozinhar e não chamar um buffet, por exemplo, deve preparar tudo com quanto tempo de antecedência?
Melina Veloso - Se o anfitrião pretende cozinhar, o ideal é deixar tudo preparado com antecedência. Comprar os ingredientes no dia anterior ou logo pela manhã e deixar tudo lavado, cortado, separado e preparado para que se perca o menor tempo possível na cozinha depois que os convidados chegarem.
Uma outra opção é fazer uma espécie de evento gourmet, onde os convidados interagem com o anfitrião/cozinheiro. Para isto é preciso dispor de uma cozinha ampla, tipo americana de forma que os convidados possam ser acomodados confortavelmente enquanto interagem com o anfitrião que prepara a refeição.
Mas mesmo assim é importante deixar tudo preparado com antecedência para garantir a agilidade do processo e para que o cozinheiro não tenha que, por exemplo, descascar cebolas ou desossar um frango ao lado dos convidados.
Uma boa opção para pessoas que querem oferecer desde pequenas recepções e jantares até grandes festas é contar com a assessoria de um profissional de eventos. Isto garante o sucesso do seu evento e faz com que você possa aproveitá-lo como se fosse um convidado, preocupando-se apenas em se divertir.
Mapa do Site | Dúvidas Frequentes | Fale com o hagah | Anuncie
© 2006 - 2013 hagah.com.br
Todos os direitos reservados
Grupo RBS