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Propaganda eleitoral  | 20/08/2010 17h24min

Busca por candidatos na web cresce após propaganda eleitoral

Os nomes dos principais candidatos registraram crescimento após aparecimento na televisão

O interesse dos internautas pelos presidenciáveis disparou desde que os candidatos começaram a aparecer com destaque na televisão, de acordo com dados do Google Insights, ferramenta que mede as palavras-chave (tags) mais pesquisadas no Google. Segundo o site, houve crescimento na procura das tags com os nomes dos principais candidatos desde o primeiro debate na TV, apresentado pela Band, no dia 5 de agosto, até o início do horário eleitoral gratuito, na última terça-feira. Marina Silva (PV) e Dilma Rousseff (PT) foram os nomes que inspiraram os maiores saltos nas buscas online.

A procura pela tag "Marina Silva" apresentou aumento de 97% no dia 6 (após debate televisivo) e de 177% no dia 11 (após entrevista ao Jornal Nacional). A procura pela tag "Dilma Rousseff" teve alta de 51% após debate na Band e de 125% após entrevista na Globo. A palavra-chave "José Serra" teve uma alta considerável de 177% na semana de entrevistas dos candidatos no Jornal Nacional, mas não teve variações relevantes na sequência ao debate da Band nem com o começo da semana de horários eleitorais gratuitos. Já o candidato do PSOL, Plínio de Arruda Sampaio, foi o mais regular. O desempenho da tag "Plínio" aumentou lentamente em agosto, depois que criticou o "bom-mocismo" dos adversários no primeiro debate entre presidenciáveis e ganhou mais espaço no noticiário.

A medição das tags mais buscadas serve para retratar quais assuntos têm sido mais visados na internet, explica Marcelo Coutinho, professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e autor de um estudo sobre o uso da internet nas eleições de 2006.

— A internet não está no vácuo. Ela se apoia nos meios de comunicação tradicionais. Quando a televisão mostra alguma coisa diferente, o eleitor recorre à internet para confirmar aquilo ou se aprofundar. É uma ferramenta usada tanto por militantes quanto por curiosos - afirma o professor. 

Desempenho 

O grande salto no interesse dos internautas por Marina Silva pode ser explicado pela boa estruturação da campanha do PV na internet, que integra várias redes sociais e porque a candidata é bem menos conhecida que os adversários, avalia Coutinho. O pesquisador também lembra que o eleitorado da candidata do PV tem perfil mais jovem e de mais escolaridade, o que justificaria a onda de acessos à internet.

Para Dilma, os avanços também estão relacionados ao fato de ela ter uma trajetória menos conhecida de boa parte da população no começo da campanha e porque foi ganhando projeção com o passar do tempo, analisa Pollyana Ferrari, jornalista e pesquisadora de política e internet na Pontifícia Universidade Católica em São Paulo (PUC-SP). Segundo ela, além do desempenho na televisão, Dilma se espalhou na internet graças aos workshops feitos pelo PT para ensinar militantes a usar redes sociais.

Já no caso de Serra, a pequena variação notada no Google Insights tem a ver com o fato de ele ser, desde o princípio da campanha, o mais conhecido entre os concorrentes, o que pode justificar menos curiosidade do internauta.

O levantamento feito pela Agência Estado no Google Insights considerou as pesquisas em toda a web do Google (sem filtro para imagens ou notícias) no Brasil nos últimos 30 dias.  

Agência Estado
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