| 26/09/2009 21h03min
Os primeiros colocados no ranking do SuperSurf não tiveram uma boa jornada e foram eliminados da etapa do Costão do Santinho da principal competição de surfe do País, realizada na praia de Florianópolis. O primeiro colocado Messias Félix perdeu o primeiro duelo do dia para o carioca Leandro Bastos e já foi ultrapassado por Jano Belo.
O paraibano, que despachou Neco Padaratz no último confronto da sexta, foi batido pelo paulista Odirlei Coutinho nas oitavas-de-final, mas sai da Ilha de Santa Catarina na ponta do ranking. Dos sete que chegaram para brigar pela liderança em Florianópolis, só o alagoano Tânio Barreto avançou para o domingo decisivo do SuperSurf do Costão do Santinho. Tânio já foi campeão brasileiro em 2001 e não deu chances para o ubatubense Renato Galvão, que também tem um título conquistado em 2004.
– Dei mole lá em Ubatuba, acabei perdendo nas quartas-de-final, mas estou firme, empolgado, super bem fisicamente, com equipamento bom e vamos prá cima agora com tudo – promete Tânio, que está voltando à elite do surfe nacional este ano, depois de morar na Espanha por um tempo.
O alagoano que há muitos anos reside em Florianópolis agora vai enfrentar outro ubatubense nas quartas-de-final: Odirlei Coutinho, que no duelo seguinte despachou o novo líder Jano Belo por uma larga vantagem de 11,10 x 3,80 pontos. Se passar por Tânio Barreto, Odirlei ganha chances matemáticas para brigar mais uma vez pelo título brasileiro. Ele já coleciona três vice-campeonatos, em 2001, 2004 e 2005.
Tânio Barreto e Odirlei Coutinho vão disputar a segunda quarta-de-final logo após o potiguar Danilo Costa e o paulista Hizunomê Bettero abrirem o domingo decisivo, as 7h30min na Praia do Santinho. Dois surfistas de Santa Catarina ficaram na chave-de-baixo. Guilherme Ferreira pega o carioca Leandro Bastos na terceira bateria e Marco Polo faz um confronto de recordistas com o niteroiense Bruno Santos na disputa pela última vaga nas semifinais.
O primeiro tubo do sábado foi surfado por Marco Polo no encerramento da segunda fase, quando realizou a virada mais espetacular do SuperSurf do Costão do Santinho contra o tricampeão brasileiro Peterson Rosa. O tubo nota 9,17 foi nos últimos segundos e com ele atingiu o maior placar desta etapa – 15,14 pontos. Depois, Marco Polo despachou o carioca Pedro Henrique, que dividia a terceira posição no ranking com o catarinense Willian Cardoso, eliminado logo em sua estreia por Bruno Santos.
Cronograma de domingo:
07h30min às 09h10min – quartas-de-final masculinas:
1ª: Danilo Costa (RN) x Hizunomê Bettero (SP)
2ª: Tânio Barreto (AL) x Odirlei Coutinho (SP)
3ª: Leandro Bastos (RJ) x Guilherme Ferreira (SC)
4ª: Bruno Santos (RJ) x Marco Polo (SC)
09h10min às 10h – Semifinais femininas:
1ª: Gabriela Teixeira (RJ) x Marina Werneck (SC)
2ª: Diana Cristina (PB) x vencedora da última
quarta-de-final
10:00 as 10:50 hs – Semifinais masculinas
10:50 as 11:20 hs – Gol Air Show – bateria especial de aéreos
11:20 as 11:45 hs – Grande Final Feminina
11:45 as 12:10 hs – Grande Final Masculina
12:20 hs – Cerimônia de Premiação no Pódio
CLICESPORTESGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.