| 01/07/2011 22h05min
Projeções em três dimensões, música e dança encantaram nesta sexta os 50 mil espectadores que foram ao Estádio de La Plata para a cerimônia de abertura da Copa América. Em seguida, a bola rolou para a partida inaugural, entre Argentina e Bolívia.
A cerimônia foi assistida pelo presidente da Bolívia, Evo Morales, e pelo chefe do gabinete argentino, Aníbal Fernández, representando a presidente Cristina Kirchner.
O estádio, com capacidade para 53 mil pessoas, teve seus ingressos esgotados, apesar da baixa temperatura, por volta dos 3ºC. Ao menos 200 dançarinos, com trajes confeccionados com luzes, realizaram uma coreografia sobre 280 metros quadrados de um palco móvel montado sobre o centro do gramado e desenhado especialmente para evitar qualquer dano ao campo de jogo.
Uma grande esfera serviu de tela para a projeção de imagens em três dimensões, que relembraram momentos da história do futebol mundial e da união dos países do continente através do esporte, durante um show multimídia de mais de 20 minutos. O espetáculo utilizou 70 equipamentos de transmissão, 300 metros de luzes led, uma centena de controles remotos e 12 projetores de imagens em três dimensões, com a participação de mais de 400 pessoas, entre artistas e técnicos.
O cantor argentino Diego Torres e a brasileira Ivete Sangalo encerraram o espetáculo, com um dueto que interpretou o tema oficial do torneio, “Creo en América”, enquanto a esfera representava uma bola de futebol gigante. O estádio Ciudad de La Plata, cuja remodelação exigiu quase uma década e cerca de US$ 100 milhões, é agora o mais moderno da Argentina, com os 53 mil expectadores acomodados sob cobertura e em arquibancadas que permitem excelente visão do campo, em qualquer posição do estádio.
AFPGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.