| 25/06/2011 08h12min
O Grêmio deve entrar em campo contra o Botafogo, domingo, 16h, no Engenhão, com apenas um atacante de referência. Mesmo que o retrospecto da equipe tricolor atuando em um sistema diferente do utilizado habitualmente por Renato não seja favorável, o técnico disse ter gostado do time que treinou nesta sexta-feira, dando indícios de que este será o sistema no Rio de Janeiro.
> Renato indica troca de esquema no Grêmio contra o Botafogo
> Mario: "Tenho que mostrar ao Renato que posso ser titular na zaga"
Nas três últimas vezes que começou com apenas um atacante, o Grêmio fracassou. Ainda pela primeira fase da Libertadores, jogando na Bolívia contra o Oriente Petrolero, então lanterninha do Grupo 2, a equipe armada por Renato foi goleada pelo adversário e, antes do apito final do árbitro, ouviu os bolivianos gritarem "olé" nas arquibancadas.
Após a partida em Santa Cruz de la Sierra, o presidente Paulo Odone criticou muito o rendimento gremista:
— Nada deu certo. Foi a pior jornada até agora na Libertadores – disse Paulo Odone.
Na decisão da Taça Farroupilha – o segundo turno do Gauchão – o único atacante da equipe era Borges. Naquela partida, o Tricolor foi derrotado nos pênaltis. Perdia durante boa parte dos 90 minutos e só conseguiu o empate quando Junior Viçosa entrou para fazer companhia a Borges no sistema ofensivo.
A última experiência do treinador com um sistema recheado de jogadores no meio-campo e usando um homem só como referência na frente foi contra o São Paulo, pela quarta rodada do Brasileirão. O Grêmio perdeu por 3 a 1, foi dominado durante grande parte do duelo, mas o resultado não passou pela mudança de esquema, segundo o comandante:
– O esquema não teve nada a ver com a derrota. Empatamos o jogo e sofremos o segundo gol por um erro nosso. Independente do esquema, lutamos e brigamos até o fim. Estávamos bem na partida, mas erramos e sofremos o segundo gol. Depois, saímos em busca do empate e tomamos o terceiro – disse Renato.
Diante do Botafogo, muda também o sistema defensivo. No treino desta sexta-feira, o time se posicionou com três zagueiros — Mário Fernandes, Rafael Marques e Neuton —, mas Willian Magrão recuou para a zaga formando uma linha de quatro defensores quando a equipe ficava sem a bola. Quando a equipe tem a posse, Magrão avança. Gabriel e Lúcio serão alas. Marquinhos e Douglas devem jogar mais liberados, se aproximando de Lins.
Simulador de classificação
Faça suas previsões rodada a rodada e confira como seu time fica na tabela de classificação do Brasileirão 2011
Histórico de desempenho
Confira como foi o seu time nas últimas edições do Brasileirão e compare o desempenho com o de outras equipes em gráficos
Seleção clicEsportes
Escolha os craques, o melhor esquema e o principal técnico do Campeonato Brasileiro
Renato deve escalar o Grêmio com apenas Lins no ataque no Engenhão
Foto:
Tatiana Lopes
/
Agencia RBS
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.