| 24/06/2011 07h13min
Embora a torcida concentre a insatisfação na carência de gols e de qualidade do ataque do Grêmio, um desfalque no meio-campo também merece preocupação. Depois de levar três cartões amarelos, Fábio Rochemback está suspenso da partida contra o Botafogo, no próximo domingo, no Rio. Os números escancaram a importância que o capitão tem no time de Renato. Sem Rochemback, o aproveitamento desaba à metade.
No levantamento feito pelo clicEsportes, não estão contabilizados os jogos com time misto, em que, além de Rochemback, a maioria dos titulares foi preservada (neste caso, seis partidas). Num total de 32 jogos da equipe principal, o Grêmio coleciona 15 vitórias, 8 empates e 9 derrotas — ou 55% de aproveitamento. Destacando apenas os cinco jogos em que Rochemback esteve alijado do time titular, os números despencam: três derrotas, um empate e uma vitória — 26% de aproveitamento. Curiosamente, todas essas partidas foram disputados fora de casa, assim como será neste fim de semana, no Engenhão.
Mais do que números a seu favor, Rochemback conta com o respaldo do comandante. Segundo Renato, o volante pode ser visto como um técnico em campo. Uma versão de Portaluppi com a tarja de capitão.
É fundamental, o homem de confiança, um dos líderes do grupo. É praticamente o Renato dentro do campo, fica cobrando dos jogadores. Um verdadeiro representante meu lá dentro.
A polivalência do jogador, com boa capacidade de desarme e armação, o alça a um patamar elevado no grupo gremista. Segundo o colunista de Zero Hora e blogueiro do clicEsportes Diogo Olivier, não há pior desfalque para Renato no momento instável pelo que passa o time.
Rochemback é o esteio do Grêmio. É o único jogador que mantém regularidade em alto nível no time. Qual a última má atuação do capitão? Sem a bola, é volante. Com a bola, torna-se armador, mesmo jogando posicionado. Sabe os atalhos e acerta passes, o que significa a retenção de bola que Lins e Viçosa não conseguem proporcionar. Sem ele o time perde uma arma mortal: a bola parada. Perdê-lo, no contexto gremista atual, é o pior desfalque possível.
> O Grêmio sente falta do capitão:
13 de fevereiro - Novo Hamburgo 2x0 Grêmio
Justamente na ausência de Rochemback, o Grêmio perdia a sua primeira partida na temporada, depois de uma invencibilidade de nove jogos. Na proteção à defesa, jogaram Adilson e Willian Magrão.
27 de março - Pelotas 1x3 Grêmio
A única vitória do time principal sem o seu capitão foi na Boca do Lobo, num confronto cheio de alternativas. Adilson e Willian Magrão não conseguiram conter o ímpeto do ataque pelotense, e a zaga passou por apuros. Menos mal que Magrão compensou problemas na cobertura com um gol.
30 de março - Juventude 3x2 Grêmio
Uma vitória tranquila que, em questão de minutos, transformou-se numa derrota calamitosa e cheia de consequências. O time não teve tranquilidade para segurar o resultado e permitiu a virada. Fernando e Willian Magrão foram os volantes.
10 de abril - Santa Cruz 1x1 Grêmio
Jogo decisivo, que poderia adiantar um Gre-Nal para as quartas de final da Taça Farroupilha. Graças a um pênalti no final, Borges conseguiu empatar a partida e evitar o clássico prematuro. Na proteção à defesa, jogaram Adilson e Willian Magrão
4 de maio - U. Católica 1x0 Grêmio
Lesionado, Rochemback desfalcou a equipe na partida que dificilmente haveria outro desfecho. Abalado com a derrota em casa, sem metade dos titulares e precisando vencer na casa do rival, o Grêmio levou 1 a 0 e foi eliminado da Libertadores. Fernando e Adilson foram os volantes.
Simulador de classificação
Faça suas previsões rodada a rodada e confira como seu time fica na tabela de classificação do Brasileirão 2011
Histórico de desempenho
Confira como foi o seu time nas últimas edições do Brasileirão e compare o desempenho com o de outras equipes em gráficos
Seleção clicEsportes
Escolha os craques, o melhor esquema e o principal técnico do Campeonato Brasileiro
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.