| 17/06/2011 22h10min
"Valeu, Renatão!" foi a frase que Yuri Mamute disse ao técnico Renato após seu primeiro dia de treinamentos com o grupo profissional. Aos 16 anos, completados em maio, o garoto mostra desenvoltura em meio aos jogadores mais experientes e surpreende o novo professor. O atacante recebeu elogios, e está sob os mesmos cuidados que Leandro teve quando subiu da base para a principal categoria.
— É um garoto que tem qualidades, mas já notei que ele comete alguns erros infantis, que é normal pela idade. Vou deixar ele à vontade, é um bom garoto. Vamos ensinando as coisas, ele vai amadurecendo, vai evoluindo, sem problema algum. Daqui a pouco ele desce (para a base), joga e volta para cá. O garoto tem 16 anos, não tem como estipular um tempo para ele mostrar trabalho — explicou. — No primeiro treino dele ele saiu e falou: Valeu, Renatão! Então, solto ele está — concluiu.
Mamute iniciou os treinos com o grupo profissional na terça. Na quarta, já participou do primeiro jogo-treino. Fortemente marcado por um zagueiro de mais de dois metros, ele não conseguiu mostrar o futebol que tanto falam que ele tem. Mas ainda terá tempo de fazer bonito para o chefe.
— Ele vai melhorar bastante, tem grandes qualidades e aqui em cima a tendência é ele evoluir — projetou Renato, que não descarta utilizar a revelação em jogos do Brasileirão.
— Posso fazer isso. Mas antes ele tem que se ambientar melhor, conhecer o grupo, para ele render mais, como o Leandro. Não pode queimar o garoto — ressaltou.
> Conheca algumas histórias da nova revelação da base gremista
Renato também deixou claro como as coisas funcionam com ele:
— Se mostrar (o futebol), vai continuar, foi assim com o Leandro. E também falei para ele que, na primeira que ele aprontar aqui, vai descer (para a base). Mas não tem problema, ele é um bom garoto — afirmou.
Mamute ganhou esse apelido pelo porte físico. O treinador gremista elogiou os movimentos que já conseguiu observar do atacante em campo, protegendo a bola, tocando com qualidade. Mas, quando conheceu o garoto, não hesitou em perguntar:
— Esse garoto não é gato? — contou Renato. — Por ter se criado aqui no Grêmio, ele está acima de muitos jogadores, pela idade dele, já é experiente, claro que precisa melhorar, mas no meio dos garotos de mesma idade, é diferente — acrescentou ele, aproveitando para brincar:
— Se você estivesse falando do Renato Portaluppi, diria: "esse já nasceu gato!" — disse ele, sorrindo, e retirando-se da sala de entrevistas do Olímpico aos risos.
Simulador de classificação
Faça suas previsões rodada a rodada e confira como seu time fica na tabela de classificação do Brasileirão 2011
Histórico de desempenho
Confira como foi o seu time nas últimas edições do Brasileirão e compare o desempenho com o de outras equipes em gráficos
Seleção clicEsportes
Escolha os craques, o melhor esquema e o principal técnico do Campeonato Brasileiro
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.