Conteúdo: cinzasnors | 11/06/2011 07h54min
Mesmo a mais de 2 mil quilômetros de distância do vulcão chileno Puyehue, os gaúchos sofreram pesadas consequências. A nuvem de cinzas vulcânicas que tomou o céu do Rio Grande provocou o cancelamento de 203 partidas e chegadas de aviões na capital gaúcha, entre quinta-feira e sexta-feira.
A poluição natural e inesperada fez com que cerca de 30 mil pessoas deixassem de embarcar ou chegar a Porto Alegre, nas mais de 24 horas em que as companhias ficaram sem operar no aeroporto Salgado Filho.
Apesar de os trabalhos terem sido retomados gradativamente na sexta-feira, a perspectiva é de que o caos continue neste sábado, já que o adiamento sucessivo de voos provocou um efeito cascata que pode se prolongar por mais dias.
Na noite de ontem, imensas filas tomavam o aeroporto, e a confusão estava longe do fim. Como todas as empresas aéreas trabalham no limite da capacidade, não existem aviões sobrando para transportar todas as pessoas que deixaram de voar.
A Gol anunciou que suas aeronaves atuarão com lotação máxima, para tentar regularizar os voos atrasados, numa receita que será seguida pelas demais companhias.
>>> Tem viagem programada? Veja a situação do seu voo
A TAM foi além e colocou aviões maiores, normalmente usados em rotas internacionais, para atender o Salgado Filho. Não serão convocados funcionários de folga, nem existem aeronaves sobressalentes. Será suficiente? É até possível que sim. Sábado e domingo costumam ter voos com baixa procura, o que deve ajudar a recuperar os atrasos.
Cinco das seis companhias comerciais que atendem o Salgado Filho só retomaram voos a partir das 17h de sexta. A única que jamais parou de voar foi a Trip, cujas aeronaves turboélice ATR-42 e 72 voam abaixo da altitude onde a fuligem está mais presente. A empresa realizou duas chegadas e três partidas.
>>>Leia a reportagem completa na Zero Hora deste sábado
AO VIVO: Acompanhe, pelo Twitter @aeroportos_zh, a situação dos voos. Se você acessa via iPad, abra a caixa de diálogo do Cover it live e pressione a tela com dois dedos na mesma direção para baixo para acessar os posts anteriores.
A poluição natural e inesperada fez com que cerca de 30 mil pessoas deixassem de embarcar ou chegar a Porto Alegre
Foto:
Ricardo Duarte
/
Agencia RBS
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.