| 03/06/2011 22h15min
O final da tarde desta sexta-feira, dia 3, foi de emoção no Estádio da Ressacada. Contratado pelo Corinthians, o goleiro Renan, com 20 anos, se despediu dos companheiros, da diretoria e de torcedores do Avaí. O atleta chegou ao time azurra aos 16 anos.
— É difícil. Tem algumas pessoas que conheço desde o começo. É emocionante, quase não consegui falar, mas essa é a realidade do futebol. Agora o pensamento é no Corinthians, uma missão difícil. É uma experiência nova, em um grande centro e a responsabilidade aumenta. A oportunidade apareceu e não pensei duas vezes — confessa.
O goleiro sofreu uma reviravolta em sua carreira. Depois de se destacar no gol avaiano e ser convocado para a Seleção Brasileira no amistoso com os Estados Unidos na metade do ano passado, Renan viveu um mau momento no clube e ficou intercalando a titularidade com Zé Carlos durante o Campeonato Brasileiro. Na época, chegou a se cogitar a possibilidade de empréstimo e até mesmo afastamento do jogador.
Neste ano, começou no banco de reservas. Depois da instabilidade de Zé Carlos no gol, o garoto de São João Batista assumiu a vaga em 20 de março, na goleada de 4 a 0 sobre o Imbituba, pelo Catarinense, e não saiu mais. A evolução do jovem goleiro na posição chamou a atenção durante a campanha do Avaí pela Copa do Brasil.
— Acho que você nunca pode abaixar a cabeça nesses momentos difíceis. No começo do ano havia possibilidade de eu ser desligado, mas de maneira nenhuma pensei em parar por aí. A gente tem que estar trabalhando todos os dias para que as oportunidades venham a acontecer. Foi o meu caso. E graças a Deus eu só tenho a agradecer ao Zunino, ao Sandro, ao Silas, a todo mundo que me apoiou neste momento aqui dentro — diz.
Renan viaja para São Paulo na segunda-feira, dia 6, e será apresentado na próxima semana. O Corinthians já divulgou a contratação do goleiro em seu site oficial. Durante o período de adaptação, contará com a companhia e o auxílio do irmão mais velho. Mesmo morando mais longe, a família será presença constante na nova vida do goleiro. Mesmo distante, promete ficar na torcida pelo clube que o revelou.
— Só tenho que agradecer o torcedor avaiano por me incentivar e apoiar em todos os momentos difíceis. Pode ter certeza que o meu carinho pelo clube é grande. Eu acho que o Avaí na minha vida é tudo, foi onde eu comecei, abriu todas as oportunidades para mim. Então deixo todo o meu carinho pelo clube e com certeza espero encerrar a minha carreira aqui — avisa.
O presidente João Nilson Zunino elogiou o atleta na despedida da Ressacada.
— O Renan é um goleiro que vai à Seleção Brasileira e vai se valorizar muito graças a personalidade, o caráter, o esforço dele. A forma dele se expressar deixa todo mundo alegre. Tenho certeza que ele terá um sucesso muito grande. Assim como nós estaremos sempre muito gratos ao Renan, ele também estará sempre grato ao Avaí — completa.
Com a saída de Renan, Aleks deverá ser o titular diante do Santos, neste domingo, dia 5, na Vila Belmiro. Nesta sexta, o Avaí apresentou um novo reforço para a posição: o goleiro Fernando Silva, que veio do Mirassol.
Confira mais algumas declarações de Renan durante a despedida:
O sonho
Todo mundo sonha em jogar em um grande centro e no meu caso não foi diferente. Então é difícil você deixar um clube em que você jogou quatro anos, o carinho que você pega desde o pessoal que pinta o campo e coloca as redes até o presidente. Mas a família está superfeliz, eu estou feliz, quem não estaria? Mas é cabeça no lugar como eu sempre tive, pés no chão e o trabalho continua lá.
O novo clube
Eu vou procurar o meu espaço dentro do Corinthians. O Julio César é um grande amigo, mas eu vou para lá para somar para que a gente possa fazer um clube ainda mais vencedor do que o Corinthians já é. Então é trabalhar o dia a dia para que possa colher bons frutos e aí sim buscar espaço e, com certeza, pensar nas Olimpíadas de 2012.
O Aleks
O Aleks está provando a cada dia que merece um lugar na equipe. Acho que ele vai agarrar a oportunidade da melhor maneira possível . Ele tem um futuro muito grande, não é por acaso que esteve na Seleção sub-20 e vai ser mais uma revelação do Avaí. O Otávio e o Henrique também são grandes goleiros. O Avaí está muito bem servido nessa posição, é só manter o trabalho que vem fazendo nas categorias de base.
A oportunidade
Sempre fui um garoto humilde, centrado, que sempre quis vencer na vida e a oportunidade apareceu. Acho que estou pronto, trabalhei para que esse momento pudesse chegar. Tanto que o meu amadurecimento veio muito rápido e eu trabalhei para que a minha oportunidade no Avaí pudesse chegar. E ela veio, tentei agarrá-la da melhor maneira possível e agora no Corinthians vou buscar o meu espaço.
O apoio
Tenho que agradecer as pessoas que me ajudaram, aos meus empresários, ao presidente, a todo o grupo, que nos momentos mais difíceis também me ajudaram. Então quero parabenizar por tudo o que eles fizeram e com certeza vou acompanhar o Avaí de longe ou de perto até o momento de eu voltar porque é um carinho que a gente criou, complicado de falar, mas chegou a hora. Foi bom para mim, foi bom para o clube, e tenho que pensar no meu futuro e dar um conforto maior para a minha família.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.